Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1089
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
metadata.dc.creator: Valadão, Thaynara Gabriela Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Bergamo, Thelma Maria de Moura
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pereira, Alciane Barbosa Macedo
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho parte da premissa de que o lúdico deve ser entendido como uma dimensão fundamental para a aprendizagem humana. Por esse motivo, sua utilização como estratégia de ensino que valoriza os saberes da infância é um tema muito discutido e debatido atualmente nos cursos de formação de professores. Assumindo como objetivo compreender a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras no processo do desenvolvimento infantil e suas contribuições para a educação, procura-se nesta pesquisa relacionar a dimensão lúdica dessas atividades com o processo de aprendizagem inerente à criança enquanto sujeito da brincadeira. Para seu desenvolvimento, foi utilizada como metodologia de trabalho a pesquisa teórico-bibliográfica baseando-se no pensamento de autores reconhecidos por suas pesquisas sobre o desenvolvimento infantil tanto no campo da Psicologia, tais como Piaget e Vigotski, quanto da Filosofia e Sociologia da infância, em que as pesquisas abordaram as produções de pesquisadores como Kishimoto, Gilles Brougère, Janete Moyles, Philippe Aries e Adriana Friedmann. Analisa-se a necessidade da valorização da cultura infantil por meio do lúdico como forma de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem da criança. Promove-se uma análise da função dos jogos e brincadeiras no ambiente escolar, retomando algumas formas de classificação convencionalmente utilizadas para afirmar a necessidade de adequação entre objetivos, conteúdos curriculares e o estágio de desenvolvimento dos sujeitos envolvidos.
Abstract: The present work starts from the premise that the playful should be understood as a fundamental dimension for human learning. For this reason, its use as a teaching strategy that values the knowledge of childhood is a topic that is much discussed and currently debated in teacher training courses. Aiming to understand the importance of games, toys and games in the process of child development and their contributions to education, this research seeks to relate the playful dimension of these activities to the process of learning inherent to the child as a subject of play. For its development, the theoretical-bibliographic research was used as a working methodology based on the thought of authors recognized for their research on children's development in the field of Psychology, such as Piaget and Vigotski, as well as Philosophy and Sociology of childhood, in which the research approached the productions of researchers like Kishimoto, Gilles Brougère, Janete Moyles, Philippe Aries and Adriana Friedmann. We analyze the need to value children's culture through play as a way to improve the teaching-learning process of the child. It is promoted an analysis of the role of games and games in the school environment, retaking some forms of classification conventionally used to affirm the need for adequacy between objectives, curricular contents and the stage of development of the subjects involved.
Keywords: Educação infantil
Cultura lúdica
Jogos e brincadeiras
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1089
Issue Date: 1-Dec-2017
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC_PEDAGOGIA_THAYNARA VALADÃO.pdf770,28 kBAdobe PDFView/Open
THAYNARA GABRIELA BARBOSA VALADÃO.pdfTAPE243,15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.