Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1089
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bergamo, Thelma Maria de Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0108721244666715pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pereira, Alciane Barbosa Macedo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6054165888758573pt_BR
dc.creatorValadão, Thaynara Gabriela Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9244469011643470pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T11:32:54Z-
dc.date.available2020-03-04-
dc.date.available2020-03-05T11:32:54Z-
dc.date.issued2017-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1089-
dc.description.abstractThe present work starts from the premise that the playful should be understood as a fundamental dimension for human learning. For this reason, its use as a teaching strategy that values the knowledge of childhood is a topic that is much discussed and currently debated in teacher training courses. Aiming to understand the importance of games, toys and games in the process of child development and their contributions to education, this research seeks to relate the playful dimension of these activities to the process of learning inherent to the child as a subject of play. For its development, the theoretical-bibliographic research was used as a working methodology based on the thought of authors recognized for their research on children's development in the field of Psychology, such as Piaget and Vigotski, as well as Philosophy and Sociology of childhood, in which the research approached the productions of researchers like Kishimoto, Gilles Brougère, Janete Moyles, Philippe Aries and Adriana Friedmann. We analyze the need to value children's culture through play as a way to improve the teaching-learning process of the child. It is promoted an analysis of the role of games and games in the school environment, retaking some forms of classification conventionally used to affirm the need for adequacy between objectives, curricular contents and the stage of development of the subjects involved.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho parte da premissa de que o lúdico deve ser entendido como uma dimensão fundamental para a aprendizagem humana. Por esse motivo, sua utilização como estratégia de ensino que valoriza os saberes da infância é um tema muito discutido e debatido atualmente nos cursos de formação de professores. Assumindo como objetivo compreender a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras no processo do desenvolvimento infantil e suas contribuições para a educação, procura-se nesta pesquisa relacionar a dimensão lúdica dessas atividades com o processo de aprendizagem inerente à criança enquanto sujeito da brincadeira. Para seu desenvolvimento, foi utilizada como metodologia de trabalho a pesquisa teórico-bibliográfica baseando-se no pensamento de autores reconhecidos por suas pesquisas sobre o desenvolvimento infantil tanto no campo da Psicologia, tais como Piaget e Vigotski, quanto da Filosofia e Sociologia da infância, em que as pesquisas abordaram as produções de pesquisadores como Kishimoto, Gilles Brougère, Janete Moyles, Philippe Aries e Adriana Friedmann. Analisa-se a necessidade da valorização da cultura infantil por meio do lúdico como forma de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem da criança. Promove-se uma análise da função dos jogos e brincadeiras no ambiente escolar, retomando algumas formas de classificação convencionalmente utilizadas para afirmar a necessidade de adequação entre objetivos, conteúdos curriculares e o estágio de desenvolvimento dos sujeitos envolvidos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Vieira (camila.vieira@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-04T19:05:16Z No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_THAYNARA VALADÃO.pdf: 788764 bytes, checksum: d93e6358330096d658ac5ab53d0b0a16 (MD5) THAYNARA GABRIELA BARBOSA VALADÃO.pdf: 248987 bytes, checksum: 6e5a79e3e967db0337b49e9eaeefef8b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-05T11:32:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_THAYNARA VALADÃO.pdf: 788764 bytes, checksum: d93e6358330096d658ac5ab53d0b0a16 (MD5) THAYNARA GABRIELA BARBOSA VALADÃO.pdf: 248987 bytes, checksum: 6e5a79e3e967db0337b49e9eaeefef8b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-05T11:32:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_THAYNARA VALADÃO.pdf: 788764 bytes, checksum: d93e6358330096d658ac5ab53d0b0a16 (MD5) THAYNARA GABRIELA BARBOSA VALADÃO.pdf: 248987 bytes, checksum: 6e5a79e3e967db0337b49e9eaeefef8b (MD5) Previous issue date: 2017-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCultura lúdicapt_BR
dc.subjectJogos e brincadeiraspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC_PEDAGOGIA_THAYNARA VALADÃO.pdf770,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
THAYNARA GABRIELA BARBOSA VALADÃO.pdfTAPE243,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.