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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: HISTÓRIA DA PRÁTICA DE ALFABETIZADORES MORRINHESES: UMA ANÁLISE DE CARTILHAS
metadata.dc.creator: Oliveira, Suellem Ferreira do Amaral
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Michelle Castro
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como foco desvendar o cenário global e local que motivou a aquisição e utilização das cartilhas e métodos de alfabetização. Assim, nesta busca do resgate histórico tem-se como objetivo construir uma história da Alfabetização morrinhense por meio do material didático e das práticas vivenciadas pelas alfabetizadoras. Metodologicamente, a pesquisa realizada teve uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório. Utilizou-se o cruzamento de fontes orais, (história oral) e impressas (bibliográfica), e para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturada temática com as docentes, como forma de identificação da prática das alfabetizadoras, cujas narrativas ampliam de forma significativa a perspectiva dessa pesquisa na construção da história da alfabetização. Pode-se concluir, a partir da realização desse estudo, que na cidade de Morrinhos o método sintético é o que foi mais utilizado na alfabetização no contexto da pesquisa, sendo que no decorrer do tempo, os professores foram incorporando novas formas de trabalho, mas sem deixar de lado as formas tradicionais.
Abstract: The present research aims to unveil the global and local scenario that motivated the acquisition and use of primers and literacy methods. Thus, in this quest for historical rescue, the objective is to construct a history of the Morrinhense Literacy through the didactic material and practices experienced by the literacy teachers. Methodologically, the research carried out had a qualitative, exploratory approach. Cross-referencing of oral (oral history) and printed (bibliographic) sources was used, and data collection was performed using a semi- structured thematic interview with teachers, as a way of identifying the practice of literacy teachers, whose narratives range from The perspective of this research in the construction of the history of literacy. It can be concluded from the study that in the city of Morrinhos the synthetic method is the one that was most used in literacy in the context of the research, and that in the course of time teachers were incorporating new forms of work, but Without neglecting traditional forms.
Keywords: História da educação - Morrinhos
Alfabetização - Métodos
Aquisição da leitura e escrita
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1086
Issue Date: 6-Dec-2016
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

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