Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1086
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Michelle Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3438503211913584pt_BR
dc.creatorOliveira, Suellem Ferreira do Amaral-
dc.date.accessioned2020-03-05T11:28:30Z-
dc.date.available2020-03-04-
dc.date.available2020-03-05T11:28:30Z-
dc.date.issued2016-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1086-
dc.description.abstractThe present research aims to unveil the global and local scenario that motivated the acquisition and use of primers and literacy methods. Thus, in this quest for historical rescue, the objective is to construct a history of the Morrinhense Literacy through the didactic material and practices experienced by the literacy teachers. Methodologically, the research carried out had a qualitative, exploratory approach. Cross-referencing of oral (oral history) and printed (bibliographic) sources was used, and data collection was performed using a semi- structured thematic interview with teachers, as a way of identifying the practice of literacy teachers, whose narratives range from The perspective of this research in the construction of the history of literacy. It can be concluded from the study that in the city of Morrinhos the synthetic method is the one that was most used in literacy in the context of the research, and that in the course of time teachers were incorporating new forms of work, but Without neglecting traditional forms.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como foco desvendar o cenário global e local que motivou a aquisição e utilização das cartilhas e métodos de alfabetização. Assim, nesta busca do resgate histórico tem-se como objetivo construir uma história da Alfabetização morrinhense por meio do material didático e das práticas vivenciadas pelas alfabetizadoras. Metodologicamente, a pesquisa realizada teve uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório. Utilizou-se o cruzamento de fontes orais, (história oral) e impressas (bibliográfica), e para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturada temática com as docentes, como forma de identificação da prática das alfabetizadoras, cujas narrativas ampliam de forma significativa a perspectiva dessa pesquisa na construção da história da alfabetização. Pode-se concluir, a partir da realização desse estudo, que na cidade de Morrinhos o método sintético é o que foi mais utilizado na alfabetização no contexto da pesquisa, sendo que no decorrer do tempo, os professores foram incorporando novas formas de trabalho, mas sem deixar de lado as formas tradicionais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Vieira (camila.vieira@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-04T18:07:41Z No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_SUELLEM OLIVEIRA.pdf: 1972805 bytes, checksum: e14fed5e7fbc55eb2b3e642121db0af1 (MD5) SUELLEM FERREIRA DO AMARAL OLIVEIRA.pdf: 244581 bytes, checksum: da7d0e81c37be56f77428674c1759b14 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-05T11:28:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_SUELLEM OLIVEIRA.pdf: 1972805 bytes, checksum: e14fed5e7fbc55eb2b3e642121db0af1 (MD5) SUELLEM FERREIRA DO AMARAL OLIVEIRA.pdf: 244581 bytes, checksum: da7d0e81c37be56f77428674c1759b14 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-05T11:28:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_SUELLEM OLIVEIRA.pdf: 1972805 bytes, checksum: e14fed5e7fbc55eb2b3e642121db0af1 (MD5) SUELLEM FERREIRA DO AMARAL OLIVEIRA.pdf: 244581 bytes, checksum: da7d0e81c37be56f77428674c1759b14 (MD5) Previous issue date: 2016-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da educação - Morrinhospt_BR
dc.subjectAlfabetização - Métodospt_BR
dc.subjectAquisição da leitura e escritapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleHISTÓRIA DA PRÁTICA DE ALFABETIZADORES MORRINHESES: UMA ANÁLISE DE CARTILHASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC_PEDAGOGIA_SUELLEM OLIVEIRA.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SUELLEM FERREIRA DO AMARAL OLIVEIRA.pdfTAPE238,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.