Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1083
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A FORMAÇÃO DE LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O CANTINHO DA LEITURA
Autor(es): Santana, Rúbia Graziela Marques
Primeiro Orientador: Borges, Ronaldo Elias
Primeiro Coorientador: Silva, Sidney de Souza
Resumo: A formação do hábito de ler, desde a infância, proporciona inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil. Por meio da leitura, é possível formar cidadãos críticos e aptos a exercer plenamente a cidadania. Dentre os vários projetos de incentivo à leitura nas escolas, o “Cantinho da Leitura” tem produzido resultados interessantes. Esta pesquisa, de cunho bibliográfico, tem como objetivo refletir sobre o papel do Cantinho da Leitura para a formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, utilizaremos como aporte teórico, principalmente, os trabalhos de Abramovich (1993), Cademartori (1987), Claret (2013), Ferrarezi Júnior (2017), Martins (2012), Soares (2014) e Rangel (2009). O trabalho está dividido em quatro capítulos, sendo apresentado no primeiro o conceito, o ensino e a facilitação da leitura. O segundo capítulo discorre sobre as diretrizes oficiais para a formação de leitores. O terceiro discute o papel do professor na formação de leitores. Finalizando a pesquisa, o quarto capítulo trata do “Cantinho da Leitura” enquanto espaço de formação de leitores em sala de aula. Este estudo evidencia a validade do “Cantinho da Leitura” para a formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Abstract: The formation of the habit of reading, from childhood, provides innumerable benefits for child development. Through reading, it is possible to form citizens who are critical and able to fully exercise citizenship. Among the various projects to encourage reading in schools, the " Reading Corner have produced interesting results. This bibliographical research aims to reflect on the role of the Reading Corner for the formation of readers in the initial years of Elementary Education. For this, we will use as a theoretical contribution, mainly, the works of Abramovich (1993), Cademartori (1987), Claret (2013), Ferrarezi Júnior (2017), Martins (2012), Soares (2014) and Rangel (2009). The work is divided in four chapters, presenting in the first the concept, the teaching and the facilitation of the reading. The second chapter discusses the official guidelines for the formation of readers. The third discusses the role of the teacher in the training of readers. Finishing the research, the fourth chapter deals with the "Corner of Reading" as a space for the training of readers in the classroom. This study evidences the validity of the "Reading Corner" for the formation of readers in the initial years of Elementary School.
Palavras-chave: Literatura
Infantil
Docente
Formação de leitores
Leitura
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1083
Data do documento: 21-Dez-2017
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC_PEDAGOGIA_RÚBIA SANTANA.pdf587,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RUBIA GRAZIELA MARQUES SANTANA.pdfTAPE252,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.