Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1083
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A FORMAÇÃO DE LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O CANTINHO DA LEITURA
metadata.dc.creator: Santana, Rúbia Graziela Marques
metadata.dc.contributor.advisor1: Borges, Ronaldo Elias
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Sidney de Souza
metadata.dc.description.resumo: A formação do hábito de ler, desde a infância, proporciona inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil. Por meio da leitura, é possível formar cidadãos críticos e aptos a exercer plenamente a cidadania. Dentre os vários projetos de incentivo à leitura nas escolas, o “Cantinho da Leitura” tem produzido resultados interessantes. Esta pesquisa, de cunho bibliográfico, tem como objetivo refletir sobre o papel do Cantinho da Leitura para a formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, utilizaremos como aporte teórico, principalmente, os trabalhos de Abramovich (1993), Cademartori (1987), Claret (2013), Ferrarezi Júnior (2017), Martins (2012), Soares (2014) e Rangel (2009). O trabalho está dividido em quatro capítulos, sendo apresentado no primeiro o conceito, o ensino e a facilitação da leitura. O segundo capítulo discorre sobre as diretrizes oficiais para a formação de leitores. O terceiro discute o papel do professor na formação de leitores. Finalizando a pesquisa, o quarto capítulo trata do “Cantinho da Leitura” enquanto espaço de formação de leitores em sala de aula. Este estudo evidencia a validade do “Cantinho da Leitura” para a formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Abstract: The formation of the habit of reading, from childhood, provides innumerable benefits for child development. Through reading, it is possible to form citizens who are critical and able to fully exercise citizenship. Among the various projects to encourage reading in schools, the " Reading Corner have produced interesting results. This bibliographical research aims to reflect on the role of the Reading Corner for the formation of readers in the initial years of Elementary Education. For this, we will use as a theoretical contribution, mainly, the works of Abramovich (1993), Cademartori (1987), Claret (2013), Ferrarezi Júnior (2017), Martins (2012), Soares (2014) and Rangel (2009). The work is divided in four chapters, presenting in the first the concept, the teaching and the facilitation of the reading. The second chapter discusses the official guidelines for the formation of readers. The third discusses the role of the teacher in the training of readers. Finishing the research, the fourth chapter deals with the "Corner of Reading" as a space for the training of readers in the classroom. This study evidences the validity of the "Reading Corner" for the formation of readers in the initial years of Elementary School.
Keywords: Literatura
Infantil
Docente
Formação de leitores
Leitura
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1083
Issue Date: 21-Dec-2017
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC_PEDAGOGIA_RÚBIA SANTANA.pdf587,82 kBAdobe PDFView/Open
RUBIA GRAZIELA MARQUES SANTANA.pdfTAPE252,1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.