Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1083
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borges, Ronaldo Elias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9774059000739053pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Sidney de Souza-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865355881753958pt_BR
dc.creatorSantana, Rúbia Graziela Marques-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0325723391613036pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T11:24:10Z-
dc.date.available2020-03-04-
dc.date.available2020-03-05T11:24:10Z-
dc.date.issued2017-12-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1083-
dc.description.abstractThe formation of the habit of reading, from childhood, provides innumerable benefits for child development. Through reading, it is possible to form citizens who are critical and able to fully exercise citizenship. Among the various projects to encourage reading in schools, the " Reading Corner have produced interesting results. This bibliographical research aims to reflect on the role of the Reading Corner for the formation of readers in the initial years of Elementary Education. For this, we will use as a theoretical contribution, mainly, the works of Abramovich (1993), Cademartori (1987), Claret (2013), Ferrarezi Júnior (2017), Martins (2012), Soares (2014) and Rangel (2009). The work is divided in four chapters, presenting in the first the concept, the teaching and the facilitation of the reading. The second chapter discusses the official guidelines for the formation of readers. The third discusses the role of the teacher in the training of readers. Finishing the research, the fourth chapter deals with the "Corner of Reading" as a space for the training of readers in the classroom. This study evidences the validity of the "Reading Corner" for the formation of readers in the initial years of Elementary School.pt_BR
dc.description.resumoA formação do hábito de ler, desde a infância, proporciona inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil. Por meio da leitura, é possível formar cidadãos críticos e aptos a exercer plenamente a cidadania. Dentre os vários projetos de incentivo à leitura nas escolas, o “Cantinho da Leitura” tem produzido resultados interessantes. Esta pesquisa, de cunho bibliográfico, tem como objetivo refletir sobre o papel do Cantinho da Leitura para a formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, utilizaremos como aporte teórico, principalmente, os trabalhos de Abramovich (1993), Cademartori (1987), Claret (2013), Ferrarezi Júnior (2017), Martins (2012), Soares (2014) e Rangel (2009). O trabalho está dividido em quatro capítulos, sendo apresentado no primeiro o conceito, o ensino e a facilitação da leitura. O segundo capítulo discorre sobre as diretrizes oficiais para a formação de leitores. O terceiro discute o papel do professor na formação de leitores. Finalizando a pesquisa, o quarto capítulo trata do “Cantinho da Leitura” enquanto espaço de formação de leitores em sala de aula. Este estudo evidencia a validade do “Cantinho da Leitura” para a formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Vieira (camila.vieira@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-04T17:30:39Z No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_RÚBIA SANTANA.pdf: 601927 bytes, checksum: 5c2749ff3e6c5b372f243a9585d792ac (MD5) RUBIA GRAZIELA MARQUES SANTANA.pdf: 258154 bytes, checksum: b060173d6b126e4387fa0d8202bd2f9a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-05T11:23:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_RÚBIA SANTANA.pdf: 601927 bytes, checksum: 5c2749ff3e6c5b372f243a9585d792ac (MD5) RUBIA GRAZIELA MARQUES SANTANA.pdf: 258154 bytes, checksum: b060173d6b126e4387fa0d8202bd2f9a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-05T11:24:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_RÚBIA SANTANA.pdf: 601927 bytes, checksum: 5c2749ff3e6c5b372f243a9585d792ac (MD5) RUBIA GRAZIELA MARQUES SANTANA.pdf: 258154 bytes, checksum: b060173d6b126e4387fa0d8202bd2f9a (MD5) Previous issue date: 2017-12-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectInfantilpt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA FORMAÇÃO DE LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O CANTINHO DA LEITURApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC_PEDAGOGIA_RÚBIA SANTANA.pdf587,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RUBIA GRAZIELA MARQUES SANTANA.pdfTAPE252,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.