Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1079
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A TEMÁTICA INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA NO INTERIOR DE GOIÁS: UMA ANÁLISE DO PRESCRITO
metadata.dc.creator: Silveira, Nayane Ribeiro da
metadata.dc.contributor.advisor1: Santiago, Léia Adriana da Silva
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objeto de reflexão o livro didático, na perspectiva de perceber quais representações e significados são veiculados sobre a temática indígena, após a Lei 11.645/2008 se ainda há ou não a presença de estereótipos, preconceitos a fim de verificar se o que tem sido veiculado tem contribuído ou não para um ensino de História que estimule a formação da alteridade e da consciência histórica e cidadã. Para a realização desta pesquisa, foram selecionados textos e imagens iconográficas contidas nos livros didáticos das coleções, Projeto Buriti e Descobrir o Mundo, da 3a série, ambos veiculados nas escolas Municipais das cidades de Pontalina e Morrinhos, situadas no Estado de Goiás. A pesquisa se conclui sinalizando que ainda se faz necessário continuar a aperfeiçoar a análise das políticas públicas, das propostas curriculares, dos livros e Guias Didáticos e das práticas e saberes dos professores na formação inicial e continuada, a fim de que tanto possa contribuir para a compreensão e implementação de políticas e saberes que atendam aos desafios do século XXI, como promova um ensino de história que gere a construção da consciência cidadã e da alteridade.
Abstract: This research has as object of reflection the didactic book, in the perspective of perceiving which representations and meanings are transmitted on the indigenous subject, after the law 11.645 / 2008 if there is still or not the presence of stereotypes, prejudices in order to verify if what has been published has contributed or not to a teaching of history that stimulates the formation of alterity and historical and citizen consciousness. For the accomplishment of this research, texts and iconographic images contained in the textbooks of the collections Projeto Buriti and Descobrir o Mundo of the third series, both transmitted in the municipal schools of the cities of Pontalina and Morrinhos, located in the State of Goiás, were selected. It concludes by pointing out that it is still necessary to continue to improve the analysis of public policies, curricular proposals, textbooks and Teaching Guides and the practices and knowledge of teachers in initial and continuing training, so that it can contribute to the understanding and Implementation of policies and knowledge that meet the challenges of the 21st century, such as promoting a teaching of history that generates the construction of citizen awareness and otherness.
Keywords: Ensino de história
Cultura escolar
Livro didático
Temática indígena
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1079
Issue Date: 17-Feb-2017
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC_PEDAGOGIA_NAYANE SILVEIRA.pdf3,55 MBAdobe PDFView/Open
NAYANE RIBEIRO DA SILVEIRA .pdfTAPE241,59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.