Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1075
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL I EM MORRINHOS: RELATOS E INTERVENÇÕES |
Autor(es): | Ferreira Thallya Micaelly Ventura |
Primeiro Orientador: | Lima, Michelle Castro |
Primeiro Membro da Banca: | Lima, Michelle Castro |
Segundo Membro da Banca: | Nascimento, Ana Lucia Ribeiro do |
Terceiro Membro da Banca: | Mariano, Sangelita Miranda Franco |
Resumo: | Este trabalho de Conclusão de Curso tem como tema as Dificuldades de Aprendizagem no Ensino Fundamental I em Morrinhos: Relatos e Intervenções. Ele tem como objetivo geral analisar as dificuldades de aprendizagem apresentadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Kleyton de Sousa Peres em Morrinhos – GO, e quais as intervenções realizadas. O tema levantado precisou de uma averiguação e procura de um referencial teórico, com uma pesquisa bibliográfica e documental sempre explorando as principais ideias de escritores que abordam e debatem sobre o assunto aprendizagem, tanto quanto os problemas e dificuldades nos alunos nos anos iniciais, partindo da inquietação e busca pela compreensão da dificuldade em aprender, assimilar o conteúdo. Após o levantamento bibliográfico e documental, foi feita uma pesquisa de campo sobre as dificuldades dos alunos entre o primeiro e terceiro ano do Ensino Fundamental. Destaca-se também o papel do professor e sua relação com os alunos em sala de aula, as metodologias diferenciadas encontradas nas turmas observadas e como se faz importante a família na educação escolar de seus filhos. |
Abstract: | This work of Conclusion of Course has as its theme the Difficulties of Learning in Primary Education I in Morrinhos: Reports and Interventions. It has as general objective to analyze the learning difficulties presented in the initial years of Elementary School I, in the Municipal School Kleyton de Sousa Peres in Morrinhos - GO, and which interventions were carried out. The theme raised needed an investigation and search for a theoretical reference, with a bibliographical and documentary research always exploring the main ideas of writers that approach and debate on the subject learning, as well as the problems and difficulties in the students in the initial years, starting from the restlessness and search for the understanding of the difficulty in learning, to assimilate the content. After the bibliographical and documentary survey, a field research was done on the difficulties of the students between the first and third year of Elementary School. The role of the teacher and his relationship with the students in the classroom, the differentiated methodologies found in the classes observed and how the family is important in the school education of their children is also highlighted. |
Palavras-chave: | Aprendizagem Dificuldades de aprendizagem Ensino Fundamental I Learning Learning difficulties Elementary School I |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Morrinhos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1075 |
Data do documento: | 27-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Thallya Micaelly Ventura.pdf | DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL I EM MORRINHOS: RELATOS E INTERVENÇÕES | 1,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.