Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1075
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL I EM MORRINHOS: RELATOS E INTERVENÇÕES
metadata.dc.creator: Ferreira Thallya Micaelly Ventura
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Michelle Castro
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Michelle Castro
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Ana Lucia Ribeiro do
metadata.dc.contributor.referee3: Mariano, Sangelita Miranda Franco
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de Conclusão de Curso tem como tema as Dificuldades de Aprendizagem no Ensino Fundamental I em Morrinhos: Relatos e Intervenções. Ele tem como objetivo geral analisar as dificuldades de aprendizagem apresentadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Kleyton de Sousa Peres em Morrinhos – GO, e quais as intervenções realizadas. O tema levantado precisou de uma averiguação e procura de um referencial teórico, com uma pesquisa bibliográfica e documental sempre explorando as principais ideias de escritores que abordam e debatem sobre o assunto aprendizagem, tanto quanto os problemas e dificuldades nos alunos nos anos iniciais, partindo da inquietação e busca pela compreensão da dificuldade em aprender, assimilar o conteúdo. Após o levantamento bibliográfico e documental, foi feita uma pesquisa de campo sobre as dificuldades dos alunos entre o primeiro e terceiro ano do Ensino Fundamental. Destaca-se também o papel do professor e sua relação com os alunos em sala de aula, as metodologias diferenciadas encontradas nas turmas observadas e como se faz importante a família na educação escolar de seus filhos.
Abstract: This work of Conclusion of Course has as its theme the Difficulties of Learning in Primary Education I in Morrinhos: Reports and Interventions. It has as general objective to analyze the learning difficulties presented in the initial years of Elementary School I, in the Municipal School Kleyton de Sousa Peres in Morrinhos - GO, and which interventions were carried out. The theme raised needed an investigation and search for a theoretical reference, with a bibliographical and documentary research always exploring the main ideas of writers that approach and debate on the subject learning, as well as the problems and difficulties in the students in the initial years, starting from the restlessness and search for the understanding of the difficulty in learning, to assimilate the content. After the bibliographical and documentary survey, a field research was done on the difficulties of the students between the first and third year of Elementary School. The role of the teacher and his relationship with the students in the classroom, the differentiated methodologies found in the classes observed and how the family is important in the school education of their children is also highlighted.
Keywords: Aprendizagem
Dificuldades de aprendizagem
Ensino Fundamental I
Learning
Learning difficulties
Elementary School I
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1075
Issue Date: 27-Jul-2019
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Thallya Micaelly Ventura.pdfDIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL I EM MORRINHOS: RELATOS E INTERVENÇÕES1,93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.