Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1070
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: AFETIVIDADE E ALFABETIZAÇÃO: IMPLICAÇÕES E TEORIA
metadata.dc.creator: Pereira, Kárita Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Michelle Castro
metadata.dc.description.resumo: Essa pesquisa se baseia na aplicação de questionários objetivos realizados com as professoras do 1oe 3o anos do ensino fundamental, buscamos identificar a questão da afetividade relacionando com as atividades propostas pelas professoras, que envolviam linguagem escrita, em uma escola municipal de Morrinhos - GO. A partir de fontes de bibliográficas e de questionários objetivos aplicados às professoras a respeito das experiências vividas em sala de aula. O trabalhou investigou as relações entre professoras e alunos, verificando os aspectos afetivos presente na relação que envolvem o processo de aquisição da linguagem escrita. Esses aspectos abrangem conteúdos verbais e as posturas transmitidas pelas professoras. O referencial teórico se baseia na teoria Walloniana, que demostra a função social, emoções e a conduta decisiva da afetividade no crescimento intelectual da criança. Fundamenta-se da mesma forma, nas teorias de Vygotsky, que destaca o papel fundamental das relações sociais para a constituição do conhecimento, ressaltando a função essencial do mediador.
Abstract: This research is based on the application of objective questionnaires performed with the teachers of the 1st and 3rd years of elementary school, we sought to identify the issue of affectivity related to the activities proposed by the teachers, who involved written language, in a municipal school in Morrinhos - GO. From sources of bibliographical and objective questionnaires applied to the teachers about the experiences lived in the classroom. The work investigated the relationships between teachers and students, verifying the affective aspects present in the relationship that involve the process of acquisition of written language. These aspects cover verbal contents and the postures transmitted by the teachers. The theoretical framework is based on the Wallonian theory, which demonstrates the social function, emotions and the decisive behavior of affectivity in the intellectual growth of the child. It is based in the same way, in the theories of Vygotsky that emphasizes the fundamental role of the social relations for the constitution of the knowledge, emphasizing the essential function of the mediator.
Keywords: Educação infantil
Ensino-aprendizagem
Alfabetização
Afetividade
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1070
Issue Date: 19-Dec-2017
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC_PEDAGOGIA_KÁRITA PEREIRA.pdf473,23 kBAdobe PDFView/Open
KARITA ALVES PEREIRA.pdfTAPE233,75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.