Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1070
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lima, Michelle Castro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3438503211913584 | pt_BR |
dc.creator | Pereira, Kárita Alves | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5978267835508010 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-04T12:12:19Z | - |
dc.date.available | 2020-03-03 | - |
dc.date.available | 2020-03-04T12:12:19Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1070 | - |
dc.description.abstract | This research is based on the application of objective questionnaires performed with the teachers of the 1st and 3rd years of elementary school, we sought to identify the issue of affectivity related to the activities proposed by the teachers, who involved written language, in a municipal school in Morrinhos - GO. From sources of bibliographical and objective questionnaires applied to the teachers about the experiences lived in the classroom. The work investigated the relationships between teachers and students, verifying the affective aspects present in the relationship that involve the process of acquisition of written language. These aspects cover verbal contents and the postures transmitted by the teachers. The theoretical framework is based on the Wallonian theory, which demonstrates the social function, emotions and the decisive behavior of affectivity in the intellectual growth of the child. It is based in the same way, in the theories of Vygotsky that emphasizes the fundamental role of the social relations for the constitution of the knowledge, emphasizing the essential function of the mediator. | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa pesquisa se baseia na aplicação de questionários objetivos realizados com as professoras do 1oe 3o anos do ensino fundamental, buscamos identificar a questão da afetividade relacionando com as atividades propostas pelas professoras, que envolviam linguagem escrita, em uma escola municipal de Morrinhos - GO. A partir de fontes de bibliográficas e de questionários objetivos aplicados às professoras a respeito das experiências vividas em sala de aula. O trabalhou investigou as relações entre professoras e alunos, verificando os aspectos afetivos presente na relação que envolvem o processo de aquisição da linguagem escrita. Esses aspectos abrangem conteúdos verbais e as posturas transmitidas pelas professoras. O referencial teórico se baseia na teoria Walloniana, que demostra a função social, emoções e a conduta decisiva da afetividade no crescimento intelectual da criança. Fundamenta-se da mesma forma, nas teorias de Vygotsky, que destaca o papel fundamental das relações sociais para a constituição do conhecimento, ressaltando a função essencial do mediador. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Camila Vieira (camila.vieira@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-03T21:02:26Z No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_KÁRITA PEREIRA.pdf: 484590 bytes, checksum: 615055086414cc2b150240e3af03faae (MD5) KARITA ALVES PEREIRA.pdf: 239364 bytes, checksum: 739b1f829a252e6abeed425dcf291b80 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-04T12:11:23Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_KÁRITA PEREIRA.pdf: 484590 bytes, checksum: 615055086414cc2b150240e3af03faae (MD5) KARITA ALVES PEREIRA.pdf: 239364 bytes, checksum: 739b1f829a252e6abeed425dcf291b80 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-04T12:12:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_KÁRITA PEREIRA.pdf: 484590 bytes, checksum: 615055086414cc2b150240e3af03faae (MD5) KARITA ALVES PEREIRA.pdf: 239364 bytes, checksum: 739b1f829a252e6abeed425dcf291b80 (MD5) Previous issue date: 2017-12-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Morrinhos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | AFETIVIDADE E ALFABETIZAÇÃO: IMPLICAÇÕES E TEORIA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TC_PEDAGOGIA_KÁRITA PEREIRA.pdf | 473,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
KARITA ALVES PEREIRA.pdf | TAPE | 233,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.