Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1068
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A LITERATURA INFANTIL COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA INCENTIVO DA LEITURA NA PRIMEIRA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Heiling, Karen
Primeiro Orientador: Borges, Ronaldo Elias
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar a literatura infantil como meio de facultar o desenvolvimento do hábito da leitura aos educandos dos anos da 1a Fase do Ensino Fundamental, identifica o papel do professor como formador de novos leitores, destacando quais são as contribuições da contação de histórias para o desenvolvimento do hábito de leitura. Pretende-se estudar o papel da literatura infantil como prática pedagógica que incentive a leitura no primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Por meio de pesquisa bibliográfica foi possível desenvolver esse estudo. É sabido dos recorrentes problemas no país acerca da educação envolvendo a leitura que se apresentada sem pontuação, sem compreensão do conteúdo lido, sendo um fator para que o educando não demonstre interesse em ler. A literatura infantil traz livros com ilustrações mais atraentes, devido ao uso dos recursos tecnológicos, com um enorme e variado conteúdo de temas em histórias que encantam os pequenos iniciantes na atividade de ler. Cabe ao educador incentivar, estimular a curiosidade de cada educando, para que ele possa progredir no mundo da leitura, fazendo dessa atividade um hábito de contentamento e não o cumprimento de uma tarefa escolar.
Abstract: This paper aims to present children's literature as a means of enabling the development of the reading habit to learners of the first phase of elementary school, identifies the role of the teacher as a trainer of new readers, highlighting the contributions of storytelling For the development of the habit of reading. The theme of the research is to carry out a study about the role of children's literature as a pedagogical practice that encourages reading in the first cycle of elementary school. Through bibliographic research it was possible to develop this study. It is well known that there are recurring problems in the country about reading education that is presented without punctuation, without understanding the content read, and is a factor so that the student does not show interest in reading. Children's literature brings books with more attractive illustrations, due to the use of technological resources, with a huge and varied content of themes in stories that enchant the young beginners in the activity of reading. It is up to the educator to encourage, to stimulate the curiosity of each student, so that he can progress in the world of reading, making this activity a habit of contentment and not the accomplishment of a school task.
Palavras-chave: Literatura infantil
Formação de leitores
Leitura
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1068
Data do documento: 17-Mar-2017
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC_PEDAGOGIA_KAREN HEILING.pdf583,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
KAREN HEILING.pdfTAPE246,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.