Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1065
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A PSIMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Lopes, Fernanda Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Amaral, Marco Antônio Franco do
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa tem por base o estudo da psicomotricidade na educação infantil com o interesse de mostrar sua importância para o desenvolvimento da criança e sua transição para a vida adulta. A educação infantil é uma fase importante para o aprendizado, em que a criança entra em contato com novas experiências e descobertas, passa a interagir com o adulto, e descobre suas habilidades, limites e regras. Para tanto, muitas escolas tendem ainda a se ater apenas o ensino nessa fase, não buscando uma interação com aluno. Nesse aspecto, a psicomotricidade é fundamental, pois ensina as crianças por meio da atividade lúdica a se desenvolver, possibilita habilidades psicomotoras, e permite a interação entre eles, e mostra limites e regras. A pesquisa objetiva fazer uma análise dos problemas atuais na educação brasileira, bem como seus progressos e evoluções no decorrer histórico através do estudo de artigos que abordam sobre o tema. Outro aspecto é analisar a importância da LDB para a Educação Infantil, bem como entender o processo aprendizagem e observar em que aspectos se fazem necessário o uso da psicomotricidade, e como as escolas e seus educadores podem se preparar para o ensino como a psicomotricidade, para o melhor desenvolvimento de seus alunos com mais interação e motivação.
Abstract: The research is based on the study of psychomotricity in early childhood education with the interest of showing its importance for the development of the child and its transition to adult life. Early childhood education is an important phase for learning, in which the child comes into contact with new experiences and discoveries, interacts with the adult, and discovers their abilities, limits and rules. To do so, many schools still tend to stick to teaching only at this stage, not seeking interaction with a student. In this aspect, psychomotricity is fundamental, because it teaches children through play activity to develop, enables psychomotor skills, and allows interaction between them, and shows limits and rules. The research aims to analyze the current problems in Brazilian education, as well as its progress and evolutions in the course of history through the study of articles that deal with the theme. Another aspect is to analyze the importance of LDB for Early Childhood Education, as well as to understand the learning process and to observe in what aspects the use of psychomotricity is necessary, and how schools and their educators can prepare for teaching such as psychomotricity, to the better development of their students with more interaction and motivation.
Keywords: Educação Infantil
Psicomotricidade
Ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1065
Issue Date: 13-Dec-2017
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC_PEDAGOGIA_FERNANDA LOPES.pdf341,83 kBAdobe PDFView/Open
FERNANDA SILVA LOPES.pdfTAPE252,98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.