Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1065
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Amaral, Marco Antônio Franco do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9694641332419595pt_BR
dc.creatorLopes, Fernanda Silva-
dc.date.accessioned2020-03-04T12:03:26Z-
dc.date.available2020-03-03-
dc.date.available2020-03-04T12:03:26Z-
dc.date.issued2017-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1065-
dc.description.abstractThe research is based on the study of psychomotricity in early childhood education with the interest of showing its importance for the development of the child and its transition to adult life. Early childhood education is an important phase for learning, in which the child comes into contact with new experiences and discoveries, interacts with the adult, and discovers their abilities, limits and rules. To do so, many schools still tend to stick to teaching only at this stage, not seeking interaction with a student. In this aspect, psychomotricity is fundamental, because it teaches children through play activity to develop, enables psychomotor skills, and allows interaction between them, and shows limits and rules. The research aims to analyze the current problems in Brazilian education, as well as its progress and evolutions in the course of history through the study of articles that deal with the theme. Another aspect is to analyze the importance of LDB for Early Childhood Education, as well as to understand the learning process and to observe in what aspects the use of psychomotricity is necessary, and how schools and their educators can prepare for teaching such as psychomotricity, to the better development of their students with more interaction and motivation.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem por base o estudo da psicomotricidade na educação infantil com o interesse de mostrar sua importância para o desenvolvimento da criança e sua transição para a vida adulta. A educação infantil é uma fase importante para o aprendizado, em que a criança entra em contato com novas experiências e descobertas, passa a interagir com o adulto, e descobre suas habilidades, limites e regras. Para tanto, muitas escolas tendem ainda a se ater apenas o ensino nessa fase, não buscando uma interação com aluno. Nesse aspecto, a psicomotricidade é fundamental, pois ensina as crianças por meio da atividade lúdica a se desenvolver, possibilita habilidades psicomotoras, e permite a interação entre eles, e mostra limites e regras. A pesquisa objetiva fazer uma análise dos problemas atuais na educação brasileira, bem como seus progressos e evoluções no decorrer histórico através do estudo de artigos que abordam sobre o tema. Outro aspecto é analisar a importância da LDB para a Educação Infantil, bem como entender o processo aprendizagem e observar em que aspectos se fazem necessário o uso da psicomotricidade, e como as escolas e seus educadores podem se preparar para o ensino como a psicomotricidade, para o melhor desenvolvimento de seus alunos com mais interação e motivação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Vieira (camila.vieira@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-03T19:38:44Z No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_FERNANDA LOPES.pdf: 350038 bytes, checksum: 720e8d093e601ae3887893effbcc3894 (MD5) FERNANDA SILVA LOPES.pdf: 259054 bytes, checksum: 4b4c6f307e0dee48427ef9a4116b3bba (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-04T12:03:05Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_FERNANDA LOPES.pdf: 350038 bytes, checksum: 720e8d093e601ae3887893effbcc3894 (MD5) FERNANDA SILVA LOPES.pdf: 259054 bytes, checksum: 4b4c6f307e0dee48427ef9a4116b3bba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-04T12:03:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_FERNANDA LOPES.pdf: 350038 bytes, checksum: 720e8d093e601ae3887893effbcc3894 (MD5) FERNANDA SILVA LOPES.pdf: 259054 bytes, checksum: 4b4c6f307e0dee48427ef9a4116b3bba (MD5) Previous issue date: 2017-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA PSIMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC_PEDAGOGIA_FERNANDA LOPES.pdf341,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
FERNANDA SILVA LOPES.pdfTAPE252,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.