Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1064
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A AFETIVIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA: "UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS”
metadata.dc.creator: Marques, Fernanda Rodrigues da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Amaral, Marco Antônio Franco do
metadata.dc.description.resumo: A afetividade tem um papel fundamental no desenvolvimento pedagógico na Educação de Jovens e Adultos. Ela interfere na construção do ensino- aprendizagem da leitura e da escrita. A investigação justifica-se por ser tratar do público, cuja modalidade de ensino não é obrigatória, mas requer um olhar sobre suas práticas pedagógicas utilizadas para a alfabetização desses sujeitos. O objetivo da pesquisa é demonstrar que as práticas pedagógicas do ensino de leitura e escrita permeadas por relações afetivas positivas, contribuem para o processo de aprendizagem dos educandos na educação de jovens e adultos. O tipo de pesquisa utilizada nesse estudo foi a qualitativa, julgada o mais adequada para compreender a relação do universo da afetividade e da alfabetização. Os sujeitos da investigação são os alunos da 1° ano, do ensino fundamental I, de uma escola pública no município de Morrinhos- GO.
Abstract: The affectivity plays a fundamental role in the pedagogical development in the Education of Youths and Adults. It interferes in the construction of teaching-learning of reading and writing. The research is justified because it is dealing with the public, whose modality of education is not compulsory, but it requires a look at its pedagogical practices used for the literacy of these subjects. The aim of the research is to demonstrate that the pedagogical practices of reading and writing teaching permeated by positive affective relationships contribute to the learning process of learners in the education of youth and adults. The type of research used in this study was qualitative, considered the most adequate to understand the relationship between the universe of affectivity and literacy. The subjects of the investigation are the students of the 1st grade, elementary school I year, of a public school in the municipality of Morrinhos-GO.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Práticas pedagógicas
Afetividade
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1064
Issue Date: 21-Jun-2018
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC_PEDAGOGIA_FERNANDA MARQUES.pdf600,24 kBAdobe PDFView/Open
FERNANDA RODRIGUES DA SILVA MARQUES .pdfTAPE239,87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.