Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1064
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Amaral, Marco Antônio Franco do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9694641332419595pt_BR
dc.creatorMarques, Fernanda Rodrigues da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8652868771265782pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-04T12:02:54Z-
dc.date.available2020-03-03-
dc.date.available2020-03-04T12:02:54Z-
dc.date.issued2018-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1064-
dc.description.abstractThe affectivity plays a fundamental role in the pedagogical development in the Education of Youths and Adults. It interferes in the construction of teaching-learning of reading and writing. The research is justified because it is dealing with the public, whose modality of education is not compulsory, but it requires a look at its pedagogical practices used for the literacy of these subjects. The aim of the research is to demonstrate that the pedagogical practices of reading and writing teaching permeated by positive affective relationships contribute to the learning process of learners in the education of youth and adults. The type of research used in this study was qualitative, considered the most adequate to understand the relationship between the universe of affectivity and literacy. The subjects of the investigation are the students of the 1st grade, elementary school I year, of a public school in the municipality of Morrinhos-GO.pt_BR
dc.description.resumoA afetividade tem um papel fundamental no desenvolvimento pedagógico na Educação de Jovens e Adultos. Ela interfere na construção do ensino- aprendizagem da leitura e da escrita. A investigação justifica-se por ser tratar do público, cuja modalidade de ensino não é obrigatória, mas requer um olhar sobre suas práticas pedagógicas utilizadas para a alfabetização desses sujeitos. O objetivo da pesquisa é demonstrar que as práticas pedagógicas do ensino de leitura e escrita permeadas por relações afetivas positivas, contribuem para o processo de aprendizagem dos educandos na educação de jovens e adultos. O tipo de pesquisa utilizada nesse estudo foi a qualitativa, julgada o mais adequada para compreender a relação do universo da afetividade e da alfabetização. Os sujeitos da investigação são os alunos da 1° ano, do ensino fundamental I, de uma escola pública no município de Morrinhos- GO.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Vieira (camila.vieira@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-03T19:31:09Z No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_FERNANDA MARQUES.pdf: 614647 bytes, checksum: 605a306c33d18372a6272e6df3c6316b (MD5) FERNANDA RODRIGUES DA SILVA MARQUES .pdf: 245631 bytes, checksum: 42d7439cd9d3778a421e5a1659531990 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-04T12:02:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_FERNANDA MARQUES.pdf: 614647 bytes, checksum: 605a306c33d18372a6272e6df3c6316b (MD5) FERNANDA RODRIGUES DA SILVA MARQUES .pdf: 245631 bytes, checksum: 42d7439cd9d3778a421e5a1659531990 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-04T12:02:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_FERNANDA MARQUES.pdf: 614647 bytes, checksum: 605a306c33d18372a6272e6df3c6316b (MD5) FERNANDA RODRIGUES DA SILVA MARQUES .pdf: 245631 bytes, checksum: 42d7439cd9d3778a421e5a1659531990 (MD5) Previous issue date: 2018-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA AFETIVIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA: "UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC_PEDAGOGIA_FERNANDA MARQUES.pdf600,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
FERNANDA RODRIGUES DA SILVA MARQUES .pdfTAPE239,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.