Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1063
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: OS CONTOS DE FADAS E A FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS
Autor(es): Lima, Fátima Cristina de
Primeiro Orientador: Borges, Ronaldo Elias
Primeiro Coorientador: Silva, Sidney de Souza
Resumo: O presente trabalho visa traçar um breve histórico acerca dos de fadas, assim como apresentar as contribuições que esses contos trazem no processo de formação ou desenvolvimento das crianças. Trata-se de um estudo bibliográfico, de modo que foram utilizadas as concepções teóricas de importantes autores da área da literatura infantil. Para tanto, é apresentada uma breve revisão de teórica visando apresentar os conceitos de literatura com base em Coutinho (1978) e Splenger (2011); são apresentadas também as definições e percurso histórico do desenvolvimento da literatura infantil a partir dos estudos de Scharf (2000), Basso (2009) e Marafigo (2012); no que diz respeito à importância da literatura infantil na formação da criança nos valemos dos pressupostos de Abramovich (1991); ao tratar especificamente dos contos de fadas, são pertinentes a este estudo os conceitos apresentados por Bettelheim (1980), Richter e Merkel (1993), Coelho (1987, 2005) e Corso e Corso (2006). O estudo indica que os contos de fadas se apresentação como um importante meio para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação das crianças, o que favorece a aquisição do conhecimento e o seu crescimento em diversos campos da sua vida como o social, o emocional, o cognitivo e psicológico.
Abstract: The present work aims to draw a brief history about fairy tales, as well as to present the contributions that these tales bring in the process of formation or development of children. It is a bibliographical study, so that the theoretical conceptions of important authors in the area of children's literature were used. For that, a brief theoretical review is presented aiming to present the concepts of literature based on Coutinho (1978) and Splenger (2011); (2000), Basso (2009) and Marafigo (2012), are also presented the definitions and historical course of the development of children's literature; in relation to the importance of children's literature in the formation of the child, we use the presuppositions of Abramovich (1991); (1995), Richter and Merkel (1993), Coelho (1987, 2005) and Corso and Corso (2006) are pertinent to this study. The study indicates that fairy tales are presented as an important medium for the development of children's creativity and imagination, which favors the acquisition of knowledge and its growth in various fields of life such as social, emotional, cognitive and psychological.
Palavras-chave: Literatura infantil
Contos de fadas
Desenvolvimento infantil
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1063
Data do documento: 21-Dez-2017
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC_PEDAGOGIA_FATIMA LIMA.pdf309,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
FATIMA CRISTINA DE LIMA .pdfTAPE243,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.