Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1063
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: OS CONTOS DE FADAS E A FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS
metadata.dc.creator: Lima, Fátima Cristina de
metadata.dc.contributor.advisor1: Borges, Ronaldo Elias
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Sidney de Souza
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho visa traçar um breve histórico acerca dos de fadas, assim como apresentar as contribuições que esses contos trazem no processo de formação ou desenvolvimento das crianças. Trata-se de um estudo bibliográfico, de modo que foram utilizadas as concepções teóricas de importantes autores da área da literatura infantil. Para tanto, é apresentada uma breve revisão de teórica visando apresentar os conceitos de literatura com base em Coutinho (1978) e Splenger (2011); são apresentadas também as definições e percurso histórico do desenvolvimento da literatura infantil a partir dos estudos de Scharf (2000), Basso (2009) e Marafigo (2012); no que diz respeito à importância da literatura infantil na formação da criança nos valemos dos pressupostos de Abramovich (1991); ao tratar especificamente dos contos de fadas, são pertinentes a este estudo os conceitos apresentados por Bettelheim (1980), Richter e Merkel (1993), Coelho (1987, 2005) e Corso e Corso (2006). O estudo indica que os contos de fadas se apresentação como um importante meio para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação das crianças, o que favorece a aquisição do conhecimento e o seu crescimento em diversos campos da sua vida como o social, o emocional, o cognitivo e psicológico.
Abstract: The present work aims to draw a brief history about fairy tales, as well as to present the contributions that these tales bring in the process of formation or development of children. It is a bibliographical study, so that the theoretical conceptions of important authors in the area of children's literature were used. For that, a brief theoretical review is presented aiming to present the concepts of literature based on Coutinho (1978) and Splenger (2011); (2000), Basso (2009) and Marafigo (2012), are also presented the definitions and historical course of the development of children's literature; in relation to the importance of children's literature in the formation of the child, we use the presuppositions of Abramovich (1991); (1995), Richter and Merkel (1993), Coelho (1987, 2005) and Corso and Corso (2006) are pertinent to this study. The study indicates that fairy tales are presented as an important medium for the development of children's creativity and imagination, which favors the acquisition of knowledge and its growth in various fields of life such as social, emotional, cognitive and psychological.
Keywords: Literatura infantil
Contos de fadas
Desenvolvimento infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1063
Issue Date: 21-Dec-2017
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC_PEDAGOGIA_FATIMA LIMA.pdf309,59 kBAdobe PDFView/Open
FATIMA CRISTINA DE LIMA .pdfTAPE243,01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.