Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1063
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borges, Ronaldo Elias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9774059000739053pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Sidney de Souza-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865355881753958pt_BR
dc.creatorLima, Fátima Cristina de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4804797101232480pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-04T12:02:18Z-
dc.date.available2020-03-03-
dc.date.available2020-03-04T12:02:18Z-
dc.date.issued2017-12-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1063-
dc.description.abstractThe present work aims to draw a brief history about fairy tales, as well as to present the contributions that these tales bring in the process of formation or development of children. It is a bibliographical study, so that the theoretical conceptions of important authors in the area of children's literature were used. For that, a brief theoretical review is presented aiming to present the concepts of literature based on Coutinho (1978) and Splenger (2011); (2000), Basso (2009) and Marafigo (2012), are also presented the definitions and historical course of the development of children's literature; in relation to the importance of children's literature in the formation of the child, we use the presuppositions of Abramovich (1991); (1995), Richter and Merkel (1993), Coelho (1987, 2005) and Corso and Corso (2006) are pertinent to this study. The study indicates that fairy tales are presented as an important medium for the development of children's creativity and imagination, which favors the acquisition of knowledge and its growth in various fields of life such as social, emotional, cognitive and psychological.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa traçar um breve histórico acerca dos de fadas, assim como apresentar as contribuições que esses contos trazem no processo de formação ou desenvolvimento das crianças. Trata-se de um estudo bibliográfico, de modo que foram utilizadas as concepções teóricas de importantes autores da área da literatura infantil. Para tanto, é apresentada uma breve revisão de teórica visando apresentar os conceitos de literatura com base em Coutinho (1978) e Splenger (2011); são apresentadas também as definições e percurso histórico do desenvolvimento da literatura infantil a partir dos estudos de Scharf (2000), Basso (2009) e Marafigo (2012); no que diz respeito à importância da literatura infantil na formação da criança nos valemos dos pressupostos de Abramovich (1991); ao tratar especificamente dos contos de fadas, são pertinentes a este estudo os conceitos apresentados por Bettelheim (1980), Richter e Merkel (1993), Coelho (1987, 2005) e Corso e Corso (2006). O estudo indica que os contos de fadas se apresentação como um importante meio para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação das crianças, o que favorece a aquisição do conhecimento e o seu crescimento em diversos campos da sua vida como o social, o emocional, o cognitivo e psicológico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Vieira (camila.vieira@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-03T19:26:09Z No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_FATIMA LIMA.pdf: 317017 bytes, checksum: 1b31aad3f783e836324fc44854b59e7e (MD5) FATIMA CRISTINA DE LIMA .pdf: 248845 bytes, checksum: 89f2a7e8fb24f5b92001b03a89c101c0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-04T12:01:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_FATIMA LIMA.pdf: 317017 bytes, checksum: 1b31aad3f783e836324fc44854b59e7e (MD5) FATIMA CRISTINA DE LIMA .pdf: 248845 bytes, checksum: 89f2a7e8fb24f5b92001b03a89c101c0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-04T12:02:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_FATIMA LIMA.pdf: 317017 bytes, checksum: 1b31aad3f783e836324fc44854b59e7e (MD5) FATIMA CRISTINA DE LIMA .pdf: 248845 bytes, checksum: 89f2a7e8fb24f5b92001b03a89c101c0 (MD5) Previous issue date: 2017-12-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectContos de fadaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOS CONTOS DE FADAS E A FORMAÇÃO DAS CRIANÇASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC_PEDAGOGIA_FATIMA LIMA.pdf309,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
FATIMA CRISTINA DE LIMA .pdfTAPE243,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.