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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
metadata.dc.creator: Carvalho, Cristina Aparecida de
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Michelle Castro
metadata.dc.description.resumo: A alfabetização por meio do letramento tem como princípio capacitar e letrar o indivíduo dentro da sociedade, isto é, formar crianças e adultos que participem ativamente da desta como pessoa formadora de opinião. O presente estudo tem como objetivo identificar as práticas de letramento no processo de alfabetização na Escola Estadual Ligia Assis Paiva. Utilizamos como metodologia o estudo bibliográfico e a análise de conteúdo para trabalhar com os documentos (diários das alfabetizadoras) encontrados na escola. Além disso, utilizamos um questionário para complementar alguns dados que não eram identificados nos diários. Mediante os dados do Instituto Nacional de Alfabetismo Funcional – INAF que indicam um alto índice de analfabetismo funcional buscamos neste trabalho identificar como as professoras alfabetizadoras compreendem a alfabetização e o letramento. Será que elas ainda utilizam procedimentos que visam ensinar apenas a codificar e decodificar as palavras ou será que elas trabalham também os usos sociais dessa leitura e escrita? Deste modo, ao final do trabalho identificamos as práticas e metodologias de alfabetização das professoras alfabetizadoras de Buriti Alegre descritas nos diários e seus impactos nas avaliações externas como a ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização).
Abstract: Alfabetização through literacy has the principle of empowering and lettering the individual within society, that is, to train children and adults who actively participate in the latter as an opinion-forming person. The present study aims to identify literacy practices in the literacy process at the Ligia Assis Paiva State School. We used as methodology the bibliographic study and content analysis to work with the documents (alfabetizadoras diaries) found in the school. In addition, we used a questionnaire to supplement some data that was not identified in the journals. Through data from the National Institute of Functional Literacy (INAF) that indicate a high level of functional illiteracy, we seek to identify how alfabetizadoas teachers understand literacy and alfabetização. Do they still use procedures that aim to teach only the coding and decoding of words or do they also work the social uses of this reading and writing. Thus, at the end of the study we identified the literacy practices and methodologies of Buriti Alegre alfabetizadoras teachers described in the diaries and their impact on external evaluations such as ANA (National Literacy Assessment).
Keywords: Alfabetização
Letramento
Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1061
Issue Date: 21-Jun-2018
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

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