Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1061
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Michelle Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3438503211913584pt_BR
dc.creatorCarvalho, Cristina Aparecida de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8305765398211794pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-04T12:01:08Z-
dc.date.available2020-03-03-
dc.date.available2020-03-04T12:01:08Z-
dc.date.issued2018-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1061-
dc.description.abstractAlfabetização through literacy has the principle of empowering and lettering the individual within society, that is, to train children and adults who actively participate in the latter as an opinion-forming person. The present study aims to identify literacy practices in the literacy process at the Ligia Assis Paiva State School. We used as methodology the bibliographic study and content analysis to work with the documents (alfabetizadoras diaries) found in the school. In addition, we used a questionnaire to supplement some data that was not identified in the journals. Through data from the National Institute of Functional Literacy (INAF) that indicate a high level of functional illiteracy, we seek to identify how alfabetizadoas teachers understand literacy and alfabetização. Do they still use procedures that aim to teach only the coding and decoding of words or do they also work the social uses of this reading and writing. Thus, at the end of the study we identified the literacy practices and methodologies of Buriti Alegre alfabetizadoras teachers described in the diaries and their impact on external evaluations such as ANA (National Literacy Assessment).pt_BR
dc.description.resumoA alfabetização por meio do letramento tem como princípio capacitar e letrar o indivíduo dentro da sociedade, isto é, formar crianças e adultos que participem ativamente da desta como pessoa formadora de opinião. O presente estudo tem como objetivo identificar as práticas de letramento no processo de alfabetização na Escola Estadual Ligia Assis Paiva. Utilizamos como metodologia o estudo bibliográfico e a análise de conteúdo para trabalhar com os documentos (diários das alfabetizadoras) encontrados na escola. Além disso, utilizamos um questionário para complementar alguns dados que não eram identificados nos diários. Mediante os dados do Instituto Nacional de Alfabetismo Funcional – INAF que indicam um alto índice de analfabetismo funcional buscamos neste trabalho identificar como as professoras alfabetizadoras compreendem a alfabetização e o letramento. Será que elas ainda utilizam procedimentos que visam ensinar apenas a codificar e decodificar as palavras ou será que elas trabalham também os usos sociais dessa leitura e escrita? Deste modo, ao final do trabalho identificamos as práticas e metodologias de alfabetização das professoras alfabetizadoras de Buriti Alegre descritas nos diários e seus impactos nas avaliações externas como a ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Vieira (camila.vieira@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-03T19:10:00Z No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_CRISTINA CARVALHO.pdf: 672755 bytes, checksum: cfcbc32f375e3dfaf3ad02e5af84784c (MD5) CRISTINA APARECIDA DE CARVALHO.pdf: 241105 bytes, checksum: 05320cc32fc6e13d5139aab496afa84e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-04T12:00:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_CRISTINA CARVALHO.pdf: 672755 bytes, checksum: cfcbc32f375e3dfaf3ad02e5af84784c (MD5) CRISTINA APARECIDA DE CARVALHO.pdf: 241105 bytes, checksum: 05320cc32fc6e13d5139aab496afa84e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-04T12:01:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_CRISTINA CARVALHO.pdf: 672755 bytes, checksum: cfcbc32f375e3dfaf3ad02e5af84784c (MD5) CRISTINA APARECIDA DE CARVALHO.pdf: 241105 bytes, checksum: 05320cc32fc6e13d5139aab496afa84e (MD5) Previous issue date: 2018-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA ANÁLISE DOCUMENTALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC_PEDAGOGIA_CRISTINA CARVALHO.pdf656,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CRISTINA APARECIDA DE CARVALHO.pdfTAPE235,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.