Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1059
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A RELAÇÃO ENTRE A ALFABETIZAÇÃO E O FRACASSO ESCOLAR
Autor(es): Santos, Cleaine Pires dos
Primeiro Orientador: Mariano, Sangelita Miranda Franco
Resumo: Este trabalho tem como temática a situação do fracasso escolar no contexto da alfabetização. A luta para combater o fracasso escolar tem sido um desafio diário para as escolas brasileiras. O problema tem sido alvo de muitas pesquisas por diferentes áreas do conhecimento e, nesse sentido vem sendo considerado um fenômeno por pesquisadores e especialistas dessas diferentes áreas. Em consequência disso, as estatísticas têm revelado ainda hoje, século XXI altos índices de analfabetismo. Destacamos como objetivo da pesquisa identificar em que medida os problemas relacionados ao mal desempenho dos estudantes no processo de alfabetização se configuram como elemento fundante do fracasso escolar. A metodologia utilizada pauta-se na pesquisa bibliográfica, a partir de pesquisadores de tal temática, com vistas a compreender as causas que levam ao fracasso escolar, a forma como a escola se organiza e a formação docente como questões relevantes a serem refletidas, no sentido de refletir sobre tal problema considerado histórico e atual ao mesmo tempo. Na progressão da pesquisa foi possível observar que as dificuldades de aprendizagem que os alunos apresentam, especialmente nos primeiros ciclos do Ensino Fundamental, pode sim ser resultado de uma série de fatores. Desse modo, consideramos que para a superação desse problema é fundamental que a avaliação seja correta e adequada para cada situação, para cada fator que possa estar comprometendo o desempenho da criança nas situações de aprendizagem. Apesar dos percalços que a escola tem enfrentado, em especial, as situações reais de fracasso escolar, existem propostas e caminhos de possibilidades de ações que se colocadas em prática pode efetivamente contribuir para sanar com muitas das dificuldades presentes hoje na sala de aula.
Abstract: This research has as thematic the situation of the school failure in the context of literacy. The fight to combat the school failure has been a daily challenge to the Brazilian schools. The problem has been the subject of many researches in different areas of knowledge and, in this way, has been considerate a phenomenon by researchers and specialists in different areas. As a result of this, the statistics has revealed nowadays, XXI century, high levels of illiteracy. We highlight as objective of the research identify in what level the problems related to student‟s bad performance in the process of literacy are configurated as founding element of school failure. The methodology used is based on bibliography research, from researches of this subject, in view of understand the causes that lead to school failure, the organization of schools and the teacher training as relevant questions to be reflected, meaning a reflection about this problem considerate historical and current at the same time. In the progression of the research was possible to observe that the difficulties of learning presented by students, especially in the first cycles of Elementary School, can be the result of many factors. In this way, we consider that is fundamental, to the overcoming of this problem, that the evaluation be correct and proper to each situation and each factor that may be compromising the children‟s performance in learning situations. Although the mishaps that school has framed, in special, the real situations of school failure, there are proposals and ways of possibilities of action that, if put into practice, can contribute effectively to resolve many present difficulties in the classroom.
Palavras-chave: Fracasso escolar
Educação
Formação docente
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1059
Data do documento: 1-Dez-2019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC_PEDAGOGIA_CLEIANE SANTOS.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.