Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1059
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mariano, Sangelita Miranda Franco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240496516313247pt_BR
dc.creatorSantos, Cleaine Pires dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6596173659791873pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-04T11:59:51Z-
dc.date.available2020-03-03-
dc.date.available2020-03-04T11:59:51Z-
dc.date.issued2019-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1059-
dc.description.abstractThis research has as thematic the situation of the school failure in the context of literacy. The fight to combat the school failure has been a daily challenge to the Brazilian schools. The problem has been the subject of many researches in different areas of knowledge and, in this way, has been considerate a phenomenon by researchers and specialists in different areas. As a result of this, the statistics has revealed nowadays, XXI century, high levels of illiteracy. We highlight as objective of the research identify in what level the problems related to student‟s bad performance in the process of literacy are configurated as founding element of school failure. The methodology used is based on bibliography research, from researches of this subject, in view of understand the causes that lead to school failure, the organization of schools and the teacher training as relevant questions to be reflected, meaning a reflection about this problem considerate historical and current at the same time. In the progression of the research was possible to observe that the difficulties of learning presented by students, especially in the first cycles of Elementary School, can be the result of many factors. In this way, we consider that is fundamental, to the overcoming of this problem, that the evaluation be correct and proper to each situation and each factor that may be compromising the children‟s performance in learning situations. Although the mishaps that school has framed, in special, the real situations of school failure, there are proposals and ways of possibilities of action that, if put into practice, can contribute effectively to resolve many present difficulties in the classroom.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como temática a situação do fracasso escolar no contexto da alfabetização. A luta para combater o fracasso escolar tem sido um desafio diário para as escolas brasileiras. O problema tem sido alvo de muitas pesquisas por diferentes áreas do conhecimento e, nesse sentido vem sendo considerado um fenômeno por pesquisadores e especialistas dessas diferentes áreas. Em consequência disso, as estatísticas têm revelado ainda hoje, século XXI altos índices de analfabetismo. Destacamos como objetivo da pesquisa identificar em que medida os problemas relacionados ao mal desempenho dos estudantes no processo de alfabetização se configuram como elemento fundante do fracasso escolar. A metodologia utilizada pauta-se na pesquisa bibliográfica, a partir de pesquisadores de tal temática, com vistas a compreender as causas que levam ao fracasso escolar, a forma como a escola se organiza e a formação docente como questões relevantes a serem refletidas, no sentido de refletir sobre tal problema considerado histórico e atual ao mesmo tempo. Na progressão da pesquisa foi possível observar que as dificuldades de aprendizagem que os alunos apresentam, especialmente nos primeiros ciclos do Ensino Fundamental, pode sim ser resultado de uma série de fatores. Desse modo, consideramos que para a superação desse problema é fundamental que a avaliação seja correta e adequada para cada situação, para cada fator que possa estar comprometendo o desempenho da criança nas situações de aprendizagem. Apesar dos percalços que a escola tem enfrentado, em especial, as situações reais de fracasso escolar, existem propostas e caminhos de possibilidades de ações que se colocadas em prática pode efetivamente contribuir para sanar com muitas das dificuldades presentes hoje na sala de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Vieira (camila.vieira@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-03T18:56:01Z No. of bitstreams: 1 TC_PEDAGOGIA_CLEIANE SANTOS.pdf: 1282716 bytes, checksum: 8cb745d2c3963a8c084d68a5239f463a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-04T11:59:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TC_PEDAGOGIA_CLEIANE SANTOS.pdf: 1282716 bytes, checksum: 8cb745d2c3963a8c084d68a5239f463a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-04T11:59:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TC_PEDAGOGIA_CLEIANE SANTOS.pdf: 1282716 bytes, checksum: 8cb745d2c3963a8c084d68a5239f463a (MD5) Previous issue date: 2019-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA RELAÇÃO ENTRE A ALFABETIZAÇÃO E O FRACASSO ESCOLARpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC_PEDAGOGIA_CLEIANE SANTOS.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.