Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1058
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Ramanhole, Anne Kelly Da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Mariano, Sangelita Miranda Franco
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo trata da avaliação da aprendizagem desenvolvida na educação infantil, especialmente na pré-escola da cidade de morrinhos. A educação infantil ainda se encontra em um processo de valorização, desenvolvimento e reconhecimento do seu papel no processo de aprendizagem infantil. A partir dessa pesquisa, objetivamos caracterizar a avaliação como um dos pilares de sustentação das ações pedagógicas na educação infantil, buscando analisar, refletir e compreendê-la no cotidiano da sala de aula do Jardim II. A pesquisa parte do pressuposto que existem diferentes modos de avaliara aprendizagem de uma criança, incluída na faixa etária de 0 a 5 anos de idade. É possível depreender que avaliação poderá provocar impactos positivos ou negativos no desenvolvimento intelectual das crianças, a depender de como esta é desenvolvida pelos educadores que atuam junto às crianças. Assim, a avaliação foi analisada de modo que pudesse ficar evidente a sua eficácia como também suas deficiências relacionadas às práticas diárias em sala de aula das escolas de educação infantil. Para tanto, o caminho metodológico pautou-se na pesquisa bibliográfica e documental. Nesse sentido, identificamos por meio dessa investigação, que a avaliação da aprendizagem está associada aos elementos destacados como importantes no planejamento da instituição educativa, tendo em vista que toda prática avaliativa está inserida numa perspectiva teórica, abrangendo as concepções de infância e o que se compreende como conteúdos e habilidades consideradas como fundamentais para serem desenvolvidos na educação infantil.
Abstract: This study is about evaluation learning on the infant education, especially on the preschool. The infancy education is still on the increase value process, development and recognizing of your part on the learning infancy process. With that work, our goal is to characterize the evaluation as one of the sustentation pillars of pedagogics actions on the infancy education, searching to analyses, reflect and understand day by day of class room of Garden II. The search assumption starts that there are different forms to evaluate a child learning. when the ages are between 0 and 5 years old. Is possible to predict of the evaluation be able to provoke positives or negatives impacts on the intellectual develop of the kids that depends in the way that evaluation is conducted for the teachers. That evaluation was analyzed to show it efficacy or deficits related with day by day practices on the infancy schools. However, this work is based on the docs and bibliographies search. We concluded with this investigation that infancy education valuation is associated with highlights important elements on the planes of learning institutes, whereas all practice is inserted in the theoretical perspective, encompassing the conceptions of the infancy and understands as contents and skills considered as fundamental for developed of infancy education.
Keywords: Educação infantil
Avaliação educacional
Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1058
Issue Date: 12-Jun-2018
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANNE KELLY DA SILVA RAMANHOLE.pdfTAPE243,61 kBAdobe PDFView/Open
TC_PEDAGOGIA_ANNE RAMANHOLE.pdf1,38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.