Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1057
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA EJA EM MORRINHOS |
metadata.dc.creator: | Nascimento, Ana Lúcia Ribeiro do |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Amaral, Marco Antônio Franco do |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa qualitativa de caráter exploratório foi realizada na Educação de Jovens e Adultos, na turma do Ensino Fundamental I na disciplina de Língua Portuguesa com vistas a verificar e analisar como é o processo de aquisição de leitura e escrita neste segmento. Para realização deste estudo, empreendemos observações das aulas, bem como os materiais utilizados pelos professores. Realizamos também uma pesquisa bibliográfica referente ao contexto da pesquisa e entrevistas semiestruturadas com dois alunos da referida turma, coordenador pedagógico e professora da turma. Ao realizar este estudo, verificamos que as aulas oferecidas aos educandos pertencentes a essa modalidade de ensino se resumem apenas em decodificações dos códigos da escrita, e não há prática de leitura na turma. Sendo assim, as técnicas utilizadas nesta turma são puramente mecanizadas, com um ensino tradicional no qual o aluno é visto como recipiente em que os professores detentores do saber vão depositando os conhecimentos. Quanto aos materiais utilizados, os conteúdos são os mesmos utilizados em turmas de Ensino Fundamental I na modalidade normal, sem qualquer transposição à realidade dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. |
Abstract: | This exploratory qualitative research was carried out in Youth and Adult Education, in the class of Elementary School I in the Portuguese Language discipline with a view to verifying and analyzing how is the process of reading and writing acquisition in this segment. For the purpose of this study, the observations of the classes, as well as the materials used by the teachers. We also carried out a bibliographical research concerning the context of the research and semi-structured interviews with two students of the class, pedagogical coordinator and class teacher. In carrying out this study, we verified that as classes offered to the students belonging to this modality of teaching are only summarized in the decoding of the writing codes, and there is no reading practice in the class. Thus, as techniques used in the class are purely mechanized, with a traditional teaching not qualified for the outside and seen as a container without the teachers holding the saber depositing the knowledge. Key Essays on Youth and Adult Education. |
Keywords: | Educação de jovens e adultos Educação de Adultos Alfabetização – EJA Aquisição de leitura e escrita |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Morrinhos |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1057 |
Issue Date: | 6-Dec-2016 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TC_PEDAGOGIA_ANA NASCIMENTO.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | View/Open | |
ANA LÚCIA RIBEIRO DO NASCIMENTO.pdf | TAPE | 239,97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.