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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: INDISCIPLINA ESCOLAR À LUZ DA SOCIEDADE
metadata.dc.creator: Leal, Alejandra Tábatta Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Marco Antônio de
metadata.dc.description.resumo: Por meio da pesquisa bibliográfica, tem-se como objetivo geral analisar os pontos mais relevantes da indisciplina escolar à luz da sociedade. Este trabalho obteve como ponto de partida a indisciplina escolar e o envolvimento da sociedade para existência deste fenômeno, avaliando várias abordagens diante do tema. Um fenômeno que tem aumentado significativamente face às mudanças no poder público que se aplica à sociedade afetando o sistema educacional e a alternância nos valores exigidos pela sociedade, atingindo a individualidade do sujeito, de modo que seu comportamento mude conforme ele lide com tais mudanças. Em virtude de a escola ter a função de escolarizar, ela contém em si um poder sumamente relevante para a sociedade, mas, se levar somente em consideração as exigências nela presente, deixando de lado a socialização primaria derivada da família, não exercerá a referida função com eficiência. O primeiro capítulo discorre sobre indisciplina escolar, abordando sua conceituação, sua evolução histórica e as causas deste fenômeno; o segundo, engloba as diferentes abordagens psicológica, sociológica, e a histórica cultural; e o último capítulo contém a análise reflexiva e o entendimento, os fatores causadores e como lidar com a indisciplina à luz da sociedade.
Abstract: Through the bibliographical research, the general objective is to analyze the most relevant aspects of school indiscipline in the light of society. This work obtained as a starting point the school indiscipline and the society's involvement in the existence of this phenomenon, evaluating several approaches to the theme. A phenomenon that has increased significantly in the face of changes in the public power that applies to society, affecting the educational system and the alternation in the values demanded by society, reaching the individuality of the subject, so that his behavior changes as he deals with such changes. Because the school has the function of schooling, it encompasses a power highly relevant to society, but if it only takes into account the demands in it, leaving aside the primary socialization derived from the family, it will not exercise that function with efficiency. The first chapter discusses school indiscipline, addressing its conceptualization, its historical evolution and the causes of this phenomenon; the second encompasses the different approaches, psychological, sociological, and historical cultural partner; and the last chapter contains reflective analysis and understanding, causative factors, and how to deal with indiscipline in the light of society.
Keywords: Indisciplina escolar
Sociedade
Sistema Educacional
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1056
Issue Date: 21-Mar-2019
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

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