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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A ROTULAGEM DA CERVEJA ARTESANAL E COMUM: UMA ANÁLISE DOS ELEMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS DOS RÓTULOS, DO TEOR ALCOÓLICO E A VISÃO DO CONSUMIDOR
metadata.dc.creator: Serradourada, Sarah Suelen Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Barroso, Patrícia Barêa
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho explora a correlação entre o consumidor de cerveja comum e artesanal, com os elementos verbais e as imagens contidas nos rótulos de cerveja, além de analisar a veracidade da informação verbal de conteúdo alcoólico, por meio da alcoometria das amostras de cerveja analisadas. Optou-se por enfatizar que o rótulo tem muito além de função denotativa, ou seja, aquilo que é aplicado à embalagem, pois hoje as embalagens passaram a incorporar de forma mais ampla, além das funções primárias de conter, proteger e transportar, outras funções como a mercadológica e de marketing. O rótulo e a embalagem é que intermedeiam o primeiro contato entre o consumidor e o produto. Por ele trazer o valor simbólico do alimento, a identidade visual verbal e não verbal do produto, procurou-se fundamentar tal importância apresentando a linguagem semiótica contida nos rótulos e a relação do consumidor com o assunto. Fez-se a descrição da semiótica como sendo a resultante do processo de construção de significados por meio da linguagem usada no produto, onde a teoria semiótica embasa suas investigações na interação entre o usuário e produto. Sobre o comportamento do consumidor, através de pesquisa qualitativo-quantitativa, buscou-se observar as influências internas e externas que motivam a compra das cervejas pela observação dos rótulos, tais como: motivações, aprendizagem, percepção, atitudes, personalidade e a renda familiar. Diferenciou-se a princípio, o estilo das cervejas analisadas e utilizadas na pesquisa, uma vez que o que se bebe comumente são cervejas do estilo Lager e não Pilsen, como a maioria dos rótulos trazem. Houve resultado conciso mediante a análise das respostas dos consumidores, concluindo-se que elementos básicos presentes nos rótulos de cerveja, que são as imagens e textos dourados e/ou amarelos e a cor das garrafas verdes, tiveram sua importância ressaltada e significação bastante lógica. Na investigação da veracidade da informação do teor alcoólico das cervejas, concluiu-se que esta informação não é colocada de maneira precisa nos rótulos, quatro amostras apresentaram teor alcoólico acima dos valores trazidos nos rótulos.
Keywords: Malte
Cevada
Simótica
Linguagem
Alcoometria
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1050
Issue Date: 16-Feb-2018
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