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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barroso, Patrícia Barêa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3697798492489717pt_BR
dc.creatorSerradourada, Sarah Suelen Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9775384307038080pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-04T10:58:14Z-
dc.date.available2020-03-03-
dc.date.available2020-03-04T10:58:14Z-
dc.date.issued2018-02-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1050-
dc.description.resumoO presente trabalho explora a correlação entre o consumidor de cerveja comum e artesanal, com os elementos verbais e as imagens contidas nos rótulos de cerveja, além de analisar a veracidade da informação verbal de conteúdo alcoólico, por meio da alcoometria das amostras de cerveja analisadas. Optou-se por enfatizar que o rótulo tem muito além de função denotativa, ou seja, aquilo que é aplicado à embalagem, pois hoje as embalagens passaram a incorporar de forma mais ampla, além das funções primárias de conter, proteger e transportar, outras funções como a mercadológica e de marketing. O rótulo e a embalagem é que intermedeiam o primeiro contato entre o consumidor e o produto. Por ele trazer o valor simbólico do alimento, a identidade visual verbal e não verbal do produto, procurou-se fundamentar tal importância apresentando a linguagem semiótica contida nos rótulos e a relação do consumidor com o assunto. Fez-se a descrição da semiótica como sendo a resultante do processo de construção de significados por meio da linguagem usada no produto, onde a teoria semiótica embasa suas investigações na interação entre o usuário e produto. Sobre o comportamento do consumidor, através de pesquisa qualitativo-quantitativa, buscou-se observar as influências internas e externas que motivam a compra das cervejas pela observação dos rótulos, tais como: motivações, aprendizagem, percepção, atitudes, personalidade e a renda familiar. Diferenciou-se a princípio, o estilo das cervejas analisadas e utilizadas na pesquisa, uma vez que o que se bebe comumente são cervejas do estilo Lager e não Pilsen, como a maioria dos rótulos trazem. Houve resultado conciso mediante a análise das respostas dos consumidores, concluindo-se que elementos básicos presentes nos rótulos de cerveja, que são as imagens e textos dourados e/ou amarelos e a cor das garrafas verdes, tiveram sua importância ressaltada e significação bastante lógica. Na investigação da veracidade da informação do teor alcoólico das cervejas, concluiu-se que esta informação não é colocada de maneira precisa nos rótulos, quatro amostras apresentaram teor alcoólico acima dos valores trazidos nos rótulos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Vieira (camila.vieira@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-03T17:05:26Z No. of bitstreams: 2 TC_ALIMENTOS_Sarah Serradourada.pdf: 897072 bytes, checksum: 77213ad86006cb5c6a1f20c0a84542bf (MD5) SARAH SUELEN SILVA SERRADOURADA.pdf: 265003 bytes, checksum: f357bc38017e3fe2027c5b1a97da96bd (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-04T10:58:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TC_ALIMENTOS_Sarah Serradourada.pdf: 897072 bytes, checksum: 77213ad86006cb5c6a1f20c0a84542bf (MD5) SARAH SUELEN SILVA SERRADOURADA.pdf: 265003 bytes, checksum: f357bc38017e3fe2027c5b1a97da96bd (MD5) Previous issue date: 2018-02-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMaltept_BR
dc.subjectCevadapt_BR
dc.subjectSimóticapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectAlcoometriapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::TECNOLOGIA DE ALIMENTOSpt_BR
dc.titleA ROTULAGEM DA CERVEJA ARTESANAL E COMUM: UMA ANÁLISE DOS ELEMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS DOS RÓTULOS, DO TEOR ALCOÓLICO E A VISÃO DO CONSUMIDORpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologia em Alimentos

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