Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1025
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EJA: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
Autor(es): Carvalho, Julia Souza de
Primeiro Orientador: Lima, Michelle Castro
Resumo: Este trabalho buscou apresentar a temática alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos: uma perspectiva histórica. Como procedimento metodológico foi utilizada a pesquisa bibliográfica, com vistas a verificar como se dá a alfabetização e letramento dos alunos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Abordando sobre a trajetória da Educação de Jovens e Adultos, as políticas públicas que está inserida, o papel do professor e a necessidade da formação desse profissional voltada para o ensino de jovens e adultos. Além disso, buscamos abordar acerca do ensino dos alunos nessa modalidade educacional como seres críticos e sujeitos sociais. Tendo por objetivos compreender a história da educação de Jovens e Adultos; Identificar a alfabetização na EJA; Identificar as possibilidades metodológicas do processo de alfabetização segundo Paulo Freire. Portanto, finalizamos a pesquisa ressaltando a importância da alfabetização e letramento na formação do sujeito crítico e consciente da sociedade em que está inserido e, que a partir disso, ele consiga transformar a sua realidade.
Abstract: This paper aimed to present the theme literacy and literacy in Youth and Adult Education: a historical perspective. As methodological procedure was used the bibliographic research, with the purpose of verifying how the literacy and literacy of the students of the Youth and Adult Education in Brazil occurs. Approaching the trajectory of Youth and Adult Education, the public policies that it is inserted, the role of the teacher and the need for the training of this professional focused on the teaching of youth and adults. In addition, we seek to address the teaching of students in this educational modality as critical beings and social subjects. Aiming to understand the history of youth and adult education; Identify literacy in EJA; Identify the methodological possibilities of the literacy process according to Paulo Freire. Therefore, we ended the research by emphasizing the importance of literacy and literacy in the formation of the critical and conscious subject of the society in which he is inserted and, from that, he can transform his reality.
Palavras-chave: Alfabetização. Educação de Jovens e Adultos. Letramento.
Literacy. Education of young people and adults. Literacy.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1025
Data do documento: 9-Dez-2019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Julia Souza de Carvalho.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.