Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1025
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EJA: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
metadata.dc.creator: Carvalho, Julia Souza de
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Michelle Castro
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho buscou apresentar a temática alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos: uma perspectiva histórica. Como procedimento metodológico foi utilizada a pesquisa bibliográfica, com vistas a verificar como se dá a alfabetização e letramento dos alunos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Abordando sobre a trajetória da Educação de Jovens e Adultos, as políticas públicas que está inserida, o papel do professor e a necessidade da formação desse profissional voltada para o ensino de jovens e adultos. Além disso, buscamos abordar acerca do ensino dos alunos nessa modalidade educacional como seres críticos e sujeitos sociais. Tendo por objetivos compreender a história da educação de Jovens e Adultos; Identificar a alfabetização na EJA; Identificar as possibilidades metodológicas do processo de alfabetização segundo Paulo Freire. Portanto, finalizamos a pesquisa ressaltando a importância da alfabetização e letramento na formação do sujeito crítico e consciente da sociedade em que está inserido e, que a partir disso, ele consiga transformar a sua realidade.
Abstract: This paper aimed to present the theme literacy and literacy in Youth and Adult Education: a historical perspective. As methodological procedure was used the bibliographic research, with the purpose of verifying how the literacy and literacy of the students of the Youth and Adult Education in Brazil occurs. Approaching the trajectory of Youth and Adult Education, the public policies that it is inserted, the role of the teacher and the need for the training of this professional focused on the teaching of youth and adults. In addition, we seek to address the teaching of students in this educational modality as critical beings and social subjects. Aiming to understand the history of youth and adult education; Identify literacy in EJA; Identify the methodological possibilities of the literacy process according to Paulo Freire. Therefore, we ended the research by emphasizing the importance of literacy and literacy in the formation of the critical and conscious subject of the society in which he is inserted and, from that, he can transform his reality.
Keywords: Alfabetização. Educação de Jovens e Adultos. Letramento.
Literacy. Education of young people and adults. Literacy.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1025
Issue Date: 9-Dec-2019
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Julia Souza de Carvalho.pdf1,49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.