Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1025
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Michelle Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4502961H3&tokenCaptchar=03AERD8XpoeZpDSiKoqXhLmKeCMq1xj9wIcnQ3sDy9ifA9g4pD-dpmKQZvkSs0PXPn_zFGAn60i3cS-p3Lk4tMC068LTczinnuldpKW1nhVJ4bfknR1QhoYN6vtTn76Hb4IAOoVIaoa53wnjE2rdEbUhEeJxlSOY0bv_0niFjJpw25Y9PYBFjKqlm0TainGdGIEVi6qNFIkiV2NgGzQ7G8rBdvpxw1GijEmFMk0sfyWAinZxP-64u5QQWOwPmxezmg7sYG8UNbdQz5dIhSYpHQ0qgW_96RNLg-WVNTavnzW6J2B08JpiP6DqdZo9sKvkRoiDQjlaexwkVe5lAlTMnvL2bL4GnOpZ2nO8PsQe2H94w2-CSCV4euzKg0vRdE_crQIKZ8qafltkRdpt_BR
dc.creatorCarvalho, Julia Souza de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8059778A1&tokenCaptchar=03AERD8Xp9iaijWFTtczjG7YcUzBZiQ7DlHsXl2UMdnbaTsaeDWCb-d7cQSJvrrSXngS8qseWGnYvpyEkDWldFvjaX2_TrsI5BaIRuCFVT5Q6RROhmO6DZrlDtv3NGiJpbNljBtAooro0Tarc3WlptKh-qPeZBm1Qe1ekC2pqXMPpiuDCGWhS5MlBiyR2M64r796367B6g5FjK2XfaxIc0RkMfMBSAmb7LBpwYBfsCluRfmISQlxg9RvDPovKUVdcgip0rOonEHCfsyycfi5fd-iRnJHR54akJwqU833SQGMWz-FrfrKJDY8EYJAIhj1lVwzFGwPYekFcjKP4ujqP-p5ZKSkKVfBNGUiY5NizTesq3T1T4zeSxXU9woFxCLCZIAVtpTahYU9pPpt_BR
dc.date.accessioned2020-02-23T01:29:41Z-
dc.date.available2020-02-21-
dc.date.available2020-02-23T01:29:41Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1025-
dc.description.abstractThis paper aimed to present the theme literacy and literacy in Youth and Adult Education: a historical perspective. As methodological procedure was used the bibliographic research, with the purpose of verifying how the literacy and literacy of the students of the Youth and Adult Education in Brazil occurs. Approaching the trajectory of Youth and Adult Education, the public policies that it is inserted, the role of the teacher and the need for the training of this professional focused on the teaching of youth and adults. In addition, we seek to address the teaching of students in this educational modality as critical beings and social subjects. Aiming to understand the history of youth and adult education; Identify literacy in EJA; Identify the methodological possibilities of the literacy process according to Paulo Freire. Therefore, we ended the research by emphasizing the importance of literacy and literacy in the formation of the critical and conscious subject of the society in which he is inserted and, from that, he can transform his reality.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho buscou apresentar a temática alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos: uma perspectiva histórica. Como procedimento metodológico foi utilizada a pesquisa bibliográfica, com vistas a verificar como se dá a alfabetização e letramento dos alunos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Abordando sobre a trajetória da Educação de Jovens e Adultos, as políticas públicas que está inserida, o papel do professor e a necessidade da formação desse profissional voltada para o ensino de jovens e adultos. Além disso, buscamos abordar acerca do ensino dos alunos nessa modalidade educacional como seres críticos e sujeitos sociais. Tendo por objetivos compreender a história da educação de Jovens e Adultos; Identificar a alfabetização na EJA; Identificar as possibilidades metodológicas do processo de alfabetização segundo Paulo Freire. Portanto, finalizamos a pesquisa ressaltando a importância da alfabetização e letramento na formação do sujeito crítico e consciente da sociedade em que está inserido e, que a partir disso, ele consiga transformar a sua realidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Julia Souza de Carvalho (2016104221310098@ifgoiano.edu.br) on 2020-02-22T00:35:07Z No. of bitstreams: 3 TCC Julia Souza de Carvalho.pdf: 666867 bytes, checksum: 02d6068c5d2cb115757b26a0c08d2558 (MD5) Anexo_ Julia Souza de Carvalho.pdf: 292618 bytes, checksum: 18d0902ce2adcde22fee41c049ccec05 (MD5) Termo de Autorização RIIF- Julia Souza de Carvalho.pdf: 599156 bytes, checksum: 4ed2dfd9d9a268332606d0e1f6dad205 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-02-23T01:29:01Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCC Julia Souza de Carvalho.pdf: 666867 bytes, checksum: 02d6068c5d2cb115757b26a0c08d2558 (MD5) Anexo_ Julia Souza de Carvalho.pdf: 292618 bytes, checksum: 18d0902ce2adcde22fee41c049ccec05 (MD5) Termo de Autorização RIIF- Julia Souza de Carvalho.pdf: 599156 bytes, checksum: 4ed2dfd9d9a268332606d0e1f6dad205 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-23T01:29:41Z (GMT). No. of bitstreams: 3 TCC Julia Souza de Carvalho.pdf: 666867 bytes, checksum: 02d6068c5d2cb115757b26a0c08d2558 (MD5) Anexo_ Julia Souza de Carvalho.pdf: 292618 bytes, checksum: 18d0902ce2adcde22fee41c049ccec05 (MD5) Termo de Autorização RIIF- Julia Souza de Carvalho.pdf: 599156 bytes, checksum: 4ed2dfd9d9a268332606d0e1f6dad205 (MD5) Previous issue date: 2019-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização. Educação de Jovens e Adultos. Letramento.pt_BR
dc.subjectLiteracy. Education of young people and adults. Literacy.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EJA: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Julia Souza de Carvalho.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.