Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1018
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: OS MODELOS DE MEMÓRIA E AS FUNÇÕES EXECUTIVAS NO DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO TEÓRICO DAS PUBLICAÇÕES REALIZADAS NO JORNAL LETRA A (CEALE)
Autor(es): Marins, Milena Alves Rodrigues de Sousa
Primeiro Orientador: Lima, Michelle Castro
Resumo: O presente trabalho aborda a compreensão do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) sobre os modelos de memória e das funções executivas no desenvolvimento da alfabetização. Tendo como objetivo identificar o papel dos modelos de memória e das funções executivas no desenvolvimento da alfabetização, expor de forma clara os meios para se obter sucesso no processo de ensino aprendizagem. Os modelos de memória possuem influência sobre o desenvolvimento humana, pois é nele que ocorre a aprendizagem humana. Os estudos sobre os processos de aprendizagem têm se ampliado, tornando-se um campo interdisciplinar combinando a neurociência, psicologia e educação, em que estudam os processos cognitivos e emocionais para o avanço de métodos de ensino com intuito de melhoramento do processo de ensino aprendizagem. Para o desenvolvimento da pesquisa, visamos estabelecer o modelo bibliográfico de dados e abordagem qualitativa.Ao pensarmos nas dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita apresentamos a importância dos estudos do cérebro na formação do professor.
Abstract: The present work deals with CEALE's understanding of memory models and executive functions in the development of literacy. Aiming to identify the role of memory models and executive functions in the development of literacy, seeking to clearly expose the means to achieve success in the teaching-learning process. Memory models have a great influence on human learning, as it is where human learning occurs. The studies on the learning processes have expanded, becoming an interdisciplinary field combining neuroscience, psychology and education, where they study the cognitive and emotional processes for the advancement of teaching methods in order to improve the teachinglearning process. Thinking about learning difficulties in reading and writing, we present the importance of brain studies in teacher education. For the development of the research, we aim to establish the bibliographic data model and qualitative approach.
Palavras-chave: Alfabetização. Modelos de Memória. Aprendizagem Significativa.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1018
Data do documento: 20-Fev-2020
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de conclusão de curso_Milena Marins.pdf987,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.