Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1018
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Michelle Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3438503211913584pt_BR
dc.creatorMarins, Milena Alves Rodrigues de Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3723153940307038pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-21T14:05:58Z-
dc.date.available2020-02-21T14:05:58Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1018-
dc.description.abstractThe present work deals with CEALE's understanding of memory models and executive functions in the development of literacy. Aiming to identify the role of memory models and executive functions in the development of literacy, seeking to clearly expose the means to achieve success in the teaching-learning process. Memory models have a great influence on human learning, as it is where human learning occurs. The studies on the learning processes have expanded, becoming an interdisciplinary field combining neuroscience, psychology and education, where they study the cognitive and emotional processes for the advancement of teaching methods in order to improve the teachinglearning process. Thinking about learning difficulties in reading and writing, we present the importance of brain studies in teacher education. For the development of the research, we aim to establish the bibliographic data model and qualitative approach.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a compreensão do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) sobre os modelos de memória e das funções executivas no desenvolvimento da alfabetização. Tendo como objetivo identificar o papel dos modelos de memória e das funções executivas no desenvolvimento da alfabetização, expor de forma clara os meios para se obter sucesso no processo de ensino aprendizagem. Os modelos de memória possuem influência sobre o desenvolvimento humana, pois é nele que ocorre a aprendizagem humana. Os estudos sobre os processos de aprendizagem têm se ampliado, tornando-se um campo interdisciplinar combinando a neurociência, psicologia e educação, em que estudam os processos cognitivos e emocionais para o avanço de métodos de ensino com intuito de melhoramento do processo de ensino aprendizagem. Para o desenvolvimento da pesquisa, visamos estabelecer o modelo bibliográfico de dados e abordagem qualitativa.Ao pensarmos nas dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita apresentamos a importância dos estudos do cérebro na formação do professor.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Milena Alves Rodrigues de Sousa Marins (2016104221310195@ifgoiano.edu.br) on 2020-02-21T12:30:53Z No. of bitstreams: 1 Trabalho de conclusão de curso_Milena Marins.pdf: 1011363 bytes, checksum: 3855d51307fa0cc66e5d5dd305866824 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-02-21T14:05:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Trabalho de conclusão de curso_Milena Marins.pdf: 1011363 bytes, checksum: 3855d51307fa0cc66e5d5dd305866824 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-21T14:05:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Trabalho de conclusão de curso_Milena Marins.pdf: 1011363 bytes, checksum: 3855d51307fa0cc66e5d5dd305866824 (MD5) Previous issue date: 2020-02-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesCATANIA, A. Charles. Aprendizagem: Comportamento, Linguagem e Cognição. 4. Ed. Porto Alegre: Artmed, 1999. DIVIDINO, Renata Queiroz; FAIGLE, Ariadne. Distinções entre Memória de Curto Prazo e Memória de Longo Prazo. 2004. Disponível em: <http://www.ic.unicamp.br/~wainer/cursos/906/trabalhos/curto-longo.pdf>. Acesso em: 09 de novembro de 2019. ESLINGER, P.J. Desenvolvimento do cérebro e aprendizado. Cérebro&Mente - Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Neurociência. Maio de 2003. Disponível em http://www.cerebromente.org.br/n17/mente/brain-development_p.htm. Acesso em: 19/08/2019. FERREIRO, Emília & TEBEROSKY, Ana. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999. MIZUMAKI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: As abordagens do processo. 1. ed. São Paulo: EPU, 1986. MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem Significativa. 1 ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999. OLIVEIRA, Gilberto Gonçalves. Neurociências e os processos educativos: um saber necessário na formação de professores. 2014. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2014.181.02/3987. Acesso em 13 nov. 2019. PIPER, F. A importância da memória de trabalho para a aprendizagem. 2015. Disponível em: <http://http://editora.pucrs.br/anais/XIII_semanadeletras/ Acessado em: 3 de dezembro de 2019. RELVAS, Marta Pires. Neurociência na prática pedagógica. 1. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012. SOARES, Magda. Letramento: um tema três gêneros. 3 Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. SOLÉ, Isabel; TEBEROSKY, Ana. O ensino e a aprendizagem da alfabetização: uma perspectiva psicológica. In: Desenvolvimento psicológico e educação. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 309-326. VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização. Modelos de Memória. Aprendizagem Significativa.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleOS MODELOS DE MEMÓRIA E AS FUNÇÕES EXECUTIVAS NO DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO TEÓRICO DAS PUBLICAÇÕES REALIZADAS NO JORNAL LETRA A (CEALE)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de conclusão de curso_Milena Marins.pdf987,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.