Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1007
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A RELEVÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA PRÉ-ESCOLA
Autor(es): Magalhães, Kitianara Martins
Primeiro Orientador: Mariano, Sangelita Sangelita Miranda Franco
Primeiro Membro da Banca: Vasconcelos, Renato Renato Silva
Resumo: Este estudo trata da objetivação do lúdico no processo de alfabetização e letramento na educação infantil. O objetivo deste consistiu em analisar e compreender a importância da atividade lúdica como meio facilitador da alfabetização e do letramento. A problemática que norteou sua efetivação buscou responder qual o papel e a potencialidade das atividades lúdicas no processo de alfabetização e letramento de crianças em idade pré-escolar e, ainda, se existe uma metodologia que auxiliará na construção desse processo. A metodologia proposta para sua realização consistiu no uso da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo em escolas da rede municipal da cidade de Buriti Alegre-GO para se perceber a visão de professoras que atuam na educação infantil acerca do lúdico como estratégia de ação no processo de alfabetização das crianças. A pesquisa bibliográfica esclareceu que alfabetização e o letramento correspondem a conceitos e práticas que se distinguem entre si, mas que são interrelacionados. Pode-se afirmar que existe uma confusão entre esses dois temas e que a alfabetização é quase que banida das discussões mais recentes porque recaiu sobre ela uma carga negativa em função de se associar alfabetização, equivocadamente, com as formas “tradicionais” de se educar. Os métodos de alfabetização sequer representam uma questão fundamental nas abordagens pedagógicas mais recentes, cabendo a professoras e professores conhecer as especificidades de cada um deles e usar aquele que melhor se adéqua às necessidades das crianças que estão sob seus cuidados. Por fim, explicitou que a ludicidade é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem da escrita e da leitura porque faz com que as crianças participem das rotinas das atividades em sala de aula livres de sentimentos negativos que já carregam e externam, sem ao menos terem consciência disso. Em relação à pesquisa de campo que contou com a participação de cinco professoras que trabalham alfabetização e letramento na educação infantil da rede municipal de Buriti Alegre-GO, observou-se que trazem consigo muitas limitações quanto aos temas abordados nesse estudo, o que pode ser creditado à formação inicial que receberam e, ainda, continuam a receber na formação continuada por meio de cursos de pós-graduação lato-sensu e de extensão.
Abstract: This study deals with the objectification of the playful in the process of literacy and literacy in early childhood education. The aim of this was to analyze and understand the importance of playful activity as a facilitator of literacy and literacy. The problem that guided its implementation sought to answer what is the role and potentiality of playful activities in the process of literacy and literacy of preschool children and also if there is a methodology that will help in the construction of this process. The proposed methodology consisted of the use of bibliographic research and field research in schools of the municipal network of the city of Buriti Alegre-GO to understand the view of teachers who work in early childhood education about the playful as a strategy for action in the process. children's literacy The bibliographic research clarified that literacy and literacy correspond to concepts and practices that are distinguished from each other, but are interrelated. It can be said that there is a confusion between these two themes and that literacy is almost banned from the most recent discussions because it has been negatively charged because of mistakenly associating literacy with the “traditional” ways of educating. Literacy methods are not even a fundamental issue in the latest pedagogical approaches, and it is up to female teachers to know the specifics of each and use the one that best fits the needs of the children under their care. Finally, she explained that playfulness is fundamental to the teaching-learning process of writing and reading because it makes children participate in the routines of classroom activities free of negative feelings that they already carry and without even having aware of it. Regarding the field research that had the participation of five teachers who work literacy and literacy in the kindergarten of the municipal school of Buriti Alegre-GO, it was observed that they bring with them many limitations regarding the themes addressed in this study, which can be credited to the initial training they have received and continue to receive in continuing education through postgraduate and lato sensu postgraduate courses.
Palavras-chave: Alfabetização. Educação infantil. Letramento. Ludicidade.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1007
Data do documento: 12-Dez-2019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc_Kiitianara Martins.pdf736,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Anexo_ Kitianara Martins.pdf1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica, 4º TCAE, 5º Ata de defesa.379,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.