Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/995
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA WEB RESPONSIVO PARA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE NEGÓCIOS DESTINADO A MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS
Autor(es): Fernandes Neto, Manoel
Primeiro Orientador: Ferreira, Carlos Antônio
Primeiro Coorientador: Oliveira, Jefferson Teixeira
Primeiro Membro da Banca: Ferreira, Carlos Antônio
Segundo Membro da Banca: Oliveira, Jefferson Teixeira
Terceiro Membro da Banca: Vieira, Marcos Alves
Quarto Membro da Banca: Miranda, Wesley Flávio
Resumo: O planejamento é essencial no mundo do empreendedorismo, raramente uma pessoa que inicia uma carreira na área dos negócios sem um planejamento consegue obter sucesso, por isso é de suma importância que a pessoa que se depara com uma oportunidade, implemente-a rapidamente e trabalhe diariamente com um planejamento estruturado e bem definido. Pessoas que possuem uma ou mais empresas, ou estão pensando em iniciar um empreendimento, podem utilizar o Plano de Negócios no intuito de ter um norte para uma futura tomada de decisão, através de perguntas e respostas abstraídas do mercado atual que ajudam o empreendedor a definir a viabilidade para algum tipo de negócio em um determinado local. Através de um Plano de Negócios bem definido é possível a prevenção contra ameaças e fraquezas, diminuindo a margem de erro e permitindo que o empreendedor se prepare com antecedência. Com base no assunto supracitado foi idealizado o desenvolvimento de um sistema web responsivo, que possibilite o microempreendedor a implementar Planos de Negócios de uma maneira didática, sendo que uma das características principais em se desenvolver um sistema web responsivo é a flexibilidade que o usuário tem de acessar o sistema por diversas plataformas. Na continuação deste documento será apresentado como funcionará esse Plano de Negócios implementado em um sistema web responsivo.
Abstract: Planning is essential in the world of entrepreneurship, rarely a person who starts a career in the business area without planning can succeed, so it is of paramount importance that the person who comes across an opportunity, implements it work daily with structured and welldefined planning. People who own one or more companies, or are thinking of starting an enterprise, can use the Business Plan in order to have a north for future decision-making, through abstract questions and answers from the current market that help the to define the feasibility for some type of business in a given location. Through a well-defined Business Plan it is possible to prevent threats and weaknesses, reducing the margin of error and allowing the entrepreneur to prepare in advance. Based on the subject mentioned above, the development of a responsive web system was conceived, which enables the microentrepreneur to implement Business Plans in a didactic way, and one of the main characteristics in developing a system Responsive web is the flexibility that the user has to access the system across multiple platforms. In the continuation of this document will be presented how this business plan implemented in a responsive web system works.
Palavras-chave: Empreendedorismo. Planejamento. Viabilidade
Entrepreneurship. Planning. Viability
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/995
Data do documento: 4-Dez-2019
Aparece nas coleções:Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
memória_Manoel Fernandes Neto.pdfDocumentação TCC Manoel Fernandes Neto2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo.pdf122,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa.pdf673,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.