Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/872
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CONFLITOS ENTRE HUMANOS E MAMÍFEROS SILVESTRES DE MÉDIO E GRANDE PORTE NO SUDESTE DO ESTADO DE GOIÁS
Autor(es): Cunha, Wallace
Primeiro Orientador: Castro, André
Primeiro Coorientador: Machado, Paulo
Primeiro Membro da Banca: Castro, André
Segundo Membro da Banca: Neves, Fernanda
Terceiro Membro da Banca: Rocha, Ednaldo
Resumo: O avanço da produção agropecuária e da expansão agrícola geralmente pode causar conflitos entre animais silvestres e produtores rurais, podendo acarretar prejuízos como danos econômicos, redução na qualidade e quantidade de habitat, aumento descontrolado de algumas espécies e extinção de animais. O presente trabalho tem como objetivo discutir os conflitos existentes em áreas rurais localizadas no sudeste do Estado de Goiás entre humanos (proprietários rurais) e animais silvestres (mamíferos de médio e grande porte). Para isso, uma entrevista foi realizada com 25 proprietários rurais do sudeste goiano, com questões que versavam desde a caracterização das propriedades até as espécies de mamíferos silvestres avistadas na propriedade e detalhamento sobre os conflitos com esses animais. Os proprietários relataram ter avistado 26 espécies de mamíferos de médio e grande porte, reforçando a riqueza de espécies nesses ambientes. A maioria dos proprietários relatou não haver conflito com os animais silvestres, mesmo indicando que já causaram danos, evidenciando uma incoerência. Contudo, a alta riqueza de espécies, alta frequência de encontros com mamíferos de médio e grande porte apontam para a necessidade tanto de ações de educação ambiental e conservação quanto de fiscalização em propriedades rurais, visando minimizar os conflitos existentes e o cumprimento das legislações vigentes.
Abstract: O avanço da produção agropecuária e da expansão agrícola geralmente pode causar conflitos entre animais silvestres e produtores rurais, podendo acarretar prejuízos como danos econômicos, redução na qualidade e quantidade de habitat, aumento descontrolado de algumas espécies e extinção de animais. O presente trabalho tem como objetivo discutir os conflitos existentes em áreas rurais localizadas no sudeste do Estado de Goiás entre humanos (proprietários rurais) e animais silvestres (mamíferos de médio e grande porte). Para isso, uma entrevista foi realizada com 25 proprietários rurais do sudeste goiano, com questões que versavam desde a caracterização das propriedades até as espécies de mamíferos silvestres avistadas na propriedade e detalhamento sobre os conflitos com esses animais. Os proprietários relataram ter avistado 26 espécies de mamíferos de médio e grande porte, reforçando a riqueza de espécies nesses ambientes. A maioria dos proprietários relatou não haver conflito com os animais silvestres, mesmo indicando que já causaram danos, evidenciando uma incoerência. Contudo, a alta riqueza de espécies, alta frequência de encontros com mamíferos de médio e grande porte apontam para a necessidade tanto de ações de educação ambiental e conservação quanto de fiscalização em propriedades rurais, visando minimizar os conflitos existentes e o cumprimento das legislações vigentes. O avanço da produção agropecuária e da expansão agrícola geralmente pode causar conflitos entre animais silvestres e produtores rurais, podendo acarretar prejuízos como danos econômicos, redução na qualidade e quantidade de habitat, aumento descontrolado de algumas espécies e extinção de animais. O presente trabalho tem como objetivo discutir os conflitos existentes em áreas rurais localizadas no sudeste do Estado de Goiás entre humanos (proprietários rurais) e animais silvestres (mamíferos de médio e grande porte). Para isso, uma entrevista foi realizada com 25 proprietários rurais do sudeste goiano, com questões que versavam desde a caracterização das propriedades até as espécies de mamíferos silvestres avistadas na propriedade e detalhamento sobre os conflitos com esses animais. Os proprietários relataram ter avistado 26 espécies de mamíferos de médio e grande porte, reforçando a riqueza de espécies nesses ambientes. A maioria dos proprietários relatou não haver conflito com os animais silvestres, mesmo indicando que já causaram danos, evidenciando uma incoerência. Contudo, a alta riqueza de espécies, alta frequência de encontros com mamíferos de médio e grande porte apontam para a necessidade tanto de ações de educação ambiental e conservação quanto de fiscalização em propriedades rurais, visando minimizar os conflitos existentes e o cumprimento das legislações vigentes.
Palavras-chave: Mamíferos silvestres
conflitos
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL::ZOOLOGIA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/872
Data do documento: 19-Dez-2019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Wallace Cunha.pdf800,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.