Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/815
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bretas, Maria Luiza Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2155529564602398pt_BR
dc.creatorOliveira, Ana Tereza de Pádua-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4104152705309988pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-20T00:08:34Z-
dc.date.available2019-12-20-
dc.date.available2019-12-20T00:08:34Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/815-
dc.description.abstractDespite the consensus that reading is important, many students only have contact with it in schools through short excerpts from textbooks. As such, they reach the upper level with extreme difficulty in acquiring information from their field and with little or no affinity for reading. Trying to solve this gap and highlighting the important role of the teacher in this context, this paper aims to answer the following question: “How can the higher education teacher act as a reading mediator and encourage his students?”. For this, a qualitative and quantitative research was made and the quantitative data were taken from the database of the Gnuteca System of the State University of Goiás (UEG) - Campus Ipameri, thus, we analyzed the amount of books taken by the teachers of that campus. In the first semester of 2019. In addition, a bibliographic search was made in books of renowned authors in the area and also in articles indexed in the Portal of Journals of the Coordination for the Improvement of Higher Education (Capes), with subjects that could serve as support for work. We talked about the history of reading, addressing the issue of “faults”, discussed the reading habit and the challenges teachers face to motivate their students to read. It is concluded that, despite the amount of material available in the library, few teachers attend and use this material. However, in a world where young people are flooded with distorted, incomplete or even false information, it is imperative that teachers act as mediators and assist in the search for true and quality information. However, to do so, the teacher must enjoy reading, knowing the collection of the library of the institution where he operates and setting an example to his students.pt_BR
dc.description.resumoApesar do consenso de que leitura é importante, muitos alunos só têm contato com ela nas escolas, por meio de pequenos trechos de livros didáticos. Sendo assim, chegam ao nível superior com extrema dificuldade para adquirir informação da sua área e com pouca ou nenhuma afinidade com o ato de ler. Tentando resolver essa lacuna e destacando o importante papel do professor nesse contexto, esse trabalho visa responder a seguinte questão: “Como o docente do ensino superior pode atuar como mediador de leitura e incentivar seus alunos?”. Para tanto, foi feita pesquisa quali-quantitativa sendo que os dados quantitativos foram retirados da base de dados do Sistema Gnuteca da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Campus Ipameri, assim, analisou-se a quantidade de livros retirados pelos professores do referido campus, no primeiro semestre de 2019. Além disso, foi feita pesquisa bibliográfica em livros de autores renomados da área e também pesquisa em artigos indexados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com assuntos que puderam servir de suporte para o trabalho. Falou-se sobre a história da leitura, abordando a questão das “faltas”, discutiu-se sobre o hábito da leitura e os desafios que os professores enfrentam para motivar seus alunos a lerem. Conclui-se que, apesar da quantidade de material disponível na biblioteca, poucos professores a frequentam e se utilizam desse material. Porém, em um mundo em que os jovens são inundados de informações distorcidas, incompletas ou até mesmo falsas é imprescindível que os professores atuem como mediadores e auxiliem na busca de informação verdadeira e de qualidade. Porém, para tanto, o professor deve gostar de ler, conhecer o acervo da biblioteca da instituição em que atua e dar o exemplo aos seus alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Tereza de Pádua Oliveira (2018112301630333@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-19T10:43:44Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Ana Tereza de Pádua Oliveira.pdf: 1212601 bytes, checksum: 5fe63e128552e2c48d0403ba062803d0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-20T00:07:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Ana Tereza de Pádua Oliveira.pdf: 1212601 bytes, checksum: 5fe63e128552e2c48d0403ba062803d0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-20T00:07:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Ana Tereza de Pádua Oliveira.pdf: 1212601 bytes, checksum: 5fe63e128552e2c48d0403ba062803d0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-20T00:08:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Ana Tereza de Pádua Oliveira.pdf: 1212601 bytes, checksum: 5fe63e128552e2c48d0403ba062803d0 (MD5) Previous issue date: 2019-12-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO PAPEL DO DOCENTE COMO MEDIADOR DA LEITURA NO ENSINO SUPERIORpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_Ana Tereza de Pádua Oliveira.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.