Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/812
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ESTUDO DE QUÍMICA ATRAVÉS DOS ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
metadata.dc.creator: Ferreira, Fernanda Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Resende, Erika Crispim
metadata.dc.description.resumo: Entre os diferentes temas contextualizadores, o tema dos alimentos tem sido amplamente utilizado como tema motivador e gerador de estudos e pesquisas. Isso se deve ao fato de esse tema fazer parte do nosso cotidiano, principalmente da vida dos alunos, servindo de elo entre a vida real e os conceitos de Química, que por sua vez, estão um pouco distantes de sua realidade. Este estudo tem como objetivo descrever e analisar os resultados obtidos por meio do desenvolvimento de uma proposta pedagógica, que utilizou a temática da alimentação, visando contextualizar o ensino de química para alunos do ensino médio de uma escola pública. Cerca de 14 alunos do ensino médio da Escola Previsto de Morais, na cidade de Caiaponia - GO., participaram desse estudo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: um questionário inicial e outro final, palestras dialogadas, gincana e degustação de alimentos. A metodologia utilizada para a escrita e análise deste estudo está baseada nos três momentos pedagógicos pedagógicos propostos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco que são: Problematização Inicial (PI), Organização do Conhecimento (OC) e Aplicação do Conhecimento (AC). Como resultados, verificou-se que a problematização do ensino de química através do tema alimentação, de forma contextualizada, contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem, de forma significativa.
Abstract: Among the different contextualizing subjects, the theme of food has been widely used as a motivating and generating theme of studies and research. This due to the fact that this theme is part of our daily life, especially of the students’ lives, serving as a link between real life and the concepts of Chemistry, which in turn are somewhat distant from their reality. Based on the theme of food, this study aims to describe and analyze the results obtained through the development of a pedagogical proposal that used the food theme aiming at contextualizing chemistry teaching for high school students from a public school. About 14 third-year high school students from the Previsto de Morais School, in the city of Caiapônia – GO., participated in this proposal. The instruments used for data collection were: an initial questionnaire and another final one, dialogued lectures, lectures and food tasting. The methodology used for the writing and analysis of this study is based on the three pedagogical moments by Delizoicov, Angotti and Pernambuco, which are Initial Problematization (PI), Knowledge Organization (OC) and Knowledge Application (AC). As results, it was found that the problematization of chemistry teaching through the theme of food, in a contextualized way, contributed to the teaching and learning process as well, in a significantly way.
Keywords: Ensino de química
Alimentação
Bioquímica dos alimentos
Contextualização
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/812
Issue Date: 16-Dec-2019
Appears in Collections:Licenciatura em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_ Fernanda Lima Ferreira.pdf1,75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.