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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A ÁGUA COMO TEMA GERADOR EM UMA ABORDAGEM AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA
Autor(es): Rodrigues, Junio Moraes
Primeiro Orientador: Lemes, Raiane Silva
Primeiro Membro da Banca: Dylan, Avila Álves
Segundo Membro da Banca: Resende, Erika Crispim
Resumo: No que se refere à contextualização, o uso descontrolado da água tem gerado a preocupação sobre uma provável escassez, o que assinala a necessidade de uma mudança no comportamento das pessoas diante ao seu uso. Sendo assim, volta-se clara a importância da educação para contribuir na tomada da responsabilidade e consciência, do direito de todos os cidadãos a um saudável ambiente, não só para o presente, mas para as futuras gerações. Uma forma em que estas questões devem ser abordadas é usando a água como tema gerador para uma educação ambiental. A qualidade da água para utilização está de modo direto, relacionada com a saúde dos seres humanos, pois é a substância mais importante do corpo humano, pois todas as reações químicas internas dependeram da mesma. Há diversas doenças que são transmitidas pela água em razão de microrganismos e fatores físico-químicos da água sem tratamento adequado. Devido à dificuldade dos alunos para compreender os conceitos de Química, em especial sobre o tratamento de água, surge a necessidade de implementar novas metodologias para facilitar o entendimento, além dessa temática permitir uma abordagem ambiental, de poços semi-artesianos, e leva-los ao laboratório para a comprovação sobre a qualidade da água de poços, para consumo desta água. Nesse aspecto, o presente trabalho teve como objetivo envolver os alunos do ensino médio e analisar a qualidade microbiológica e físico-química da água de 6 poços de água da Cidade Iporá-GO, para assegurar sua aptidão para o consumo da população local. As amostras foram submetidas a análise de cor, turbidez, pH, dureza total, condutividade, alcalinidade, alumínio, ferro, e E.coli. Os parâmetros de potabilidade utilizados foram com base na Portaria nº 2.914 de 12 de Dezembro de 2011 do Ministério da Saúde. Os resultados das análises dos seis (6) poços de água apresentaram-se não conformidade com os valores toleráveis pela portaria vigente. Assim, conclui-se que todos os locais de coleta, a água de poços estava contaminada e que sem o tratamento adequado não está própria para o consumo.
Abstract: Regarding the contextualization, the uncontrolled use of water has raised the concern about a probable scarcity, which points to the need for a change in people's behavior regarding its use. Thus, it is clear the importance of education to contribute to the responsibility and awareness of the right of all citizens to a healthy environment, not only for the present, but for future generations. One way in which these issues need to be addressed is by using water as a generating theme for environmental education. The quality of water for use is directly related to the health of humans, as it is the most important substance in the human body, as all internal chemical reactions depended on it. There are several diseases that are transmitted by water due to microorganisms and physicochemical factors of water without proper treatment. Due to the difficulty of the students to understand the concepts of chemistry, especially about water treatment, the need arises to implement new methodologies to facilitate understanding, besides this theme allow an environmental approach, semi-artesian wells, and take them to the laboratory for verification of the quality of well water for consumption of this water. In this aspect, the present work aimed to involve high school students and analyze the microbiological and physicochemical quality of water from 6 water wells of Cidade Iporá-GO, to ensure their suitability for consumption by the local population. The samples were subjected to color, turbidity, pH, total hardness, conductivity, alkalinity, aluminum, iron, and E.coli analysis. The potability parameters used were based on Ordinance No. 2.914 of December 12, 2011 of the Ministry of Health. The results of the analysis of the six (6) water wells showed non-compliance with the tolerable values by the current ordinance. Thus, it is concluded that all collection sites, well water was contaminated and that without proper treatment is not fit for consumption.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Ensino de Química; Qualidade da Água.
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/807
Data do documento: 13-Dez-2019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

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