Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/801
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Alencar, Diego Pinheiro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0272401401068579 | pt_BR |
dc.creator | Arante, Cleverson Sousa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4344021339637247 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-18T15:42:03Z | - |
dc.date.available | 2019-12-18 | - |
dc.date.available | 2019-12-18T15:42:03Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/801 | - |
dc.description.abstract | This article aims to propose reflection on the influences and changes that occurred in the process of valorization of professional teachers working in the State of Goiás after the advent of neoliberalism. Comprehensive institutional changes common to capitalist countries are understood to demonstrate the realization of the dominant, to the point of opting to contain investments for the social framework, policies of restraint in the economy of spending that are the responsibility of the state. From this reflection, the present research hopes to awaken the need to restructure the view that education must reach the perspective of struggle that has a liberating rather than oppressive objective against the domination of a capitalism present in neoliberal actions. Keyword: Neoliberal teacher, Capitalism, Wage policies | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo propor reflexão sobre as influências e mudanças ocorridas no processo de valorização dos profissionais professores atuantes no Estado de Goiás após o advento neoliberalismo. Entende-se que as mudanças institucionais abrangentes e comuns aos países capitalistas demonstram a efetivação do dominante, a ponto de optar por conter investimentos para o quadro social, políticas de contenções na economia dos gastos que são de responsabilidades do Estado. A partir dessa reflexão, a presente pesquisa espera despertar a necessidade de reestruturação da visão de que a educação deve atingir a perspectiva de luta que tem objetivo libertador e não opressor contra a dominação de um capitalismo presente nas ações neoliberais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Leonardo Silva (leonardo.silva@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-18T15:40:32Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Cleverson Sousa Arante.pdf: 1850943 bytes, checksum: be23bdc60f15f78d2e6c5b4a2bc95e71 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Leonardo Silva (leonardo.silva@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-18T15:41:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Cleverson Sousa Arante.pdf: 1850943 bytes, checksum: be23bdc60f15f78d2e6c5b4a2bc95e71 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-12-18T15:42:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Cleverson Sousa Arante.pdf: 1850943 bytes, checksum: be23bdc60f15f78d2e6c5b4a2bc95e71 (MD5) Previous issue date: 2019-12-16 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Iporá | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Trabalhador professor | pt_BR |
dc.subject | Neoliberal | pt_BR |
dc.subject | Capitalismo | pt_BR |
dc.subject | Políticas salariais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | NEOLIBERALISMO: INFLUÊNCIAS, EFEITOS NA EDUCAÇÃO E NA DESVALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES EM GOIÁS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Humanidades |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mon_especialização_ Cleverson Sousa Arante.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.