Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/801
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alencar, Diego Pinheiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0272401401068579pt_BR
dc.creatorArante, Cleverson Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4344021339637247pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-18T15:42:03Z-
dc.date.available2019-12-18-
dc.date.available2019-12-18T15:42:03Z-
dc.date.issued2019-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/801-
dc.description.abstractThis article aims to propose reflection on the influences and changes that occurred in the process of valorization of professional teachers working in the State of Goiás after the advent of neoliberalism. Comprehensive institutional changes common to capitalist countries are understood to demonstrate the realization of the dominant, to the point of opting to contain investments for the social framework, policies of restraint in the economy of spending that are the responsibility of the state. From this reflection, the present research hopes to awaken the need to restructure the view that education must reach the perspective of struggle that has a liberating rather than oppressive objective against the domination of a capitalism present in neoliberal actions. Keyword: Neoliberal teacher, Capitalism, Wage policiespt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo propor reflexão sobre as influências e mudanças ocorridas no processo de valorização dos profissionais professores atuantes no Estado de Goiás após o advento neoliberalismo. Entende-se que as mudanças institucionais abrangentes e comuns aos países capitalistas demonstram a efetivação do dominante, a ponto de optar por conter investimentos para o quadro social, políticas de contenções na economia dos gastos que são de responsabilidades do Estado. A partir dessa reflexão, a presente pesquisa espera despertar a necessidade de reestruturação da visão de que a educação deve atingir a perspectiva de luta que tem objetivo libertador e não opressor contra a dominação de um capitalismo presente nas ações neoliberais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Silva (leonardo.silva@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-18T15:40:32Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Cleverson Sousa Arante.pdf: 1850943 bytes, checksum: be23bdc60f15f78d2e6c5b4a2bc95e71 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leonardo Silva (leonardo.silva@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-18T15:41:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Cleverson Sousa Arante.pdf: 1850943 bytes, checksum: be23bdc60f15f78d2e6c5b4a2bc95e71 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-18T15:42:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Cleverson Sousa Arante.pdf: 1850943 bytes, checksum: be23bdc60f15f78d2e6c5b4a2bc95e71 (MD5) Previous issue date: 2019-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhador professorpt_BR
dc.subjectNeoliberalpt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectPolíticas salariaispt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleNEOLIBERALISMO: INFLUÊNCIAS, EFEITOS NA EDUCAÇÃO E NA DESVALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES EM GOIÁSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_ Cleverson Sousa Arante.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.