Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/756
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O EMPREGO DA EQUOTERAPIA NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DO DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
Autor(es): Silva, Paulo Henrique Santos da
Primeiro Orientador: Silva, Ilmo
Primeiro Membro da Banca: Ferreira, Stefânia
Resumo: A equoterapia é um método terapêutico e educacional eficaz que traz inúmeros benefícios no tratamento de crianças com TDAH, atuando de forma interdisciplinar e motivadora do desenvolvimento do indivíduo, estimulando o desenvolvimento do raciocínio lógico, da atenção, da concentração, tornando um dos maiores problemas para o aluno com TDAH. Incentiva a criança a raciocinar antes de agir desenvolvendo num todo o contato social da criança, transformando um avanço especialmente no aprendizado da mesma. A terapêutica proporciona o acontecer no instante em que o aluno entra em comunicação com o animal. A presente pesquisa tem como objetivo conhecer as contribuições da equoterapia para o ensino e a aprendizagem de crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Apresenta também a eficiência da intervenção motora em uma criança com TDAH através da equoterapia e da interação com o cavalo, descrevendo as características biopsicossociais; verifica a influência da intervenção motora no tratamento e desenvolvimento motor, na atenção/concentração, na hiperatividade, no relacionamento e na socialização. Alguns dos transtornos mais comumente diagnosticado na infância é o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), identificado pela presença persistente de desatenção, hiperatividade e impulsividade. O TDAH está relacionado com comorbidades, onde vão desde perturbações no desempenho escolar até problemas de ordens psicossociais na vida do indivíduo, destacando alterações na coordenação motora, intervindo na aprendizagem escolar e também nas atividades cotidianas, percebidas na coordenação global. O presente trabalho se baseou na análise através de pesquisa, do estudo de artigos científicos, teses e dissertações.
Abstract: Equine therapy is an effective therapeutic and educational method that has numerous benefits in the treatment of children with ADHD, acting in an interdisciplinary way and motivating the development of the individual, stimulating the development of logical thinking, attention, concentration, making one of the biggest problems for the student with ADHD. Encourages the child to reason before acting by developing a whole social contact of the child, transforming a breakthrough especially in the child's learning. Therapy provides for the moment the student comes into communication with the animal. This research aims to know the contributions of hippotherapy to the teaching and learning of children diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). It also presents the efficiency of motor intervention in a child with ADHD through equine therapy and interaction with the horse, describing the biopsychosocial characteristics; Checks the influence of motor intervention on treatment and motor development, attention / concentration, hyperactivity, relationship and socialization. Some of the most commonly diagnosed disorders in childhood is Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), identified by the persistent presence of inattention, hyperactivity, and impulsivity. ADHD is related to comorbidities, ranging from disturbances in school performance to problems of psychosocial orders in the individual's life, highlighting changes in motor coordination, intervening in school learning and also in daily activities, perceived in global coordination. The present work was based on the analysis through research, the study of scientific articles, theses and dissertations.
Palavras-chave: Equoterapia. Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Desenvolvimento.
Equine therapy. Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). Development.
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/756
Data do documento: 13-Nov-2019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Paulo Henrique Santos da Silva.pdf956,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.