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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: MONITORAMENTO DE ATROPELAMENTO DE FAUNA NA GO 154 ENTRE CERES E CARMO DO RIO VERDE
Autor(es): Ribeiro Júnior, José
Primeiro Orientador: Nascimento, Maria do Socorro Viana do
Resumo: O sistema viário é muito importante para o desenvolvimento social e econômico para qualquer região. Entretanto o tráfego rodoviário tem trazido grandes impactos ao ambiente, entre os quais a mortalidade de animais silvestres devido a atropelamento. Este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento das mortes por atropelamento de animais silvestres na rodovia GO-154, no trecho entre as cidades de Ceres e Carmo do Rio Verde-GO, e propor medidas mitigadoras para reduzir essas ocorrências. O referido levantamento foi realizado no período de agosto/ 2015 a julho/2016. As espécies foram identificadas no local pela morfologia externa, sendo as ocorrências documentadas utilizando câmara fotográfica. O monitoramento foi semanal com o total de 6240 km, totalizando 240 dias. O veículo seguiu com velocidade média de 60 km/h. Foram encontrados 73 vertebrados atropelados. Destes, 32 (44%) mamíferos, 18 (25%) aves, 17 (23%) répteis e 6 (8%) anfíbios e 15 indivíduos não foram identificados. A taxa de atropelamento de animais na GO 154, trecho Ceres-Carmo do Rio Verde, foi de 0,012% indivíduos/km. Foram encontradas diferenças nas taxas de atropelamentos entre as estações seca e chuvosa para o gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris), a espécie com maior taxa de atropelamento. A localização dos atropelamentos relacionada aos hábitos das espécies ou grupos que o caso do gambá se concentrou próximo as residências e na maior parte das espécies concentrou-se próximo aos fragmentos florestais divididos pela rodovia. Propõe-se com esse trabalho medidas mitigadoras como passagens aéreas para fauna arborícola, placas com sinalização e programas de educação ambiental.
Abstract: The road system is very important for social and economic development for any region. However, road traffic has had major impacts on the environment, including wildlife mortality due to roadkill. This study aimed to conduct a survey of deaths from roadkill of wild animals on the GO-154 highway, between the cities of Ceres and Carmo do Rio Verde-GO, and propose mitigation measures to reduce these occurrences. This survey was conducted from August 2015 to July 2016. Species were identified on site by external morphology, and occurrences were documented using a camera. Monitoring was weekly with a total of 6240 km, totaling 240 days. The vehicle followed with an average speed of 60 km / h. Were found 73 run over vertebrates. Of these, 32 (44%) mammals, 18 (25%) birds, 17 (23%) reptiles and 6 (8%) amphibians and 15 individuals were not identified. The trampling rate of animals in GO 154, Ceres-Carmo stretch of Rio Verde, was 0.012% individuals / km. Differences in run-over rates were found between the dry and rainy seasons for the white-eared skunk (Didelphis albiventris), the species with the highest run-down rate. The location of the roadkill related to the habits of the species or groups that the skunk case was concentrated near the residences and in most species was concentrated near the forest fragments divided by the highway. This work proposes mitigating measures such as air tickets for arboreal fauna, signs with signs and environmental education programs.
Palavras-chave: Rodovias
Ecologia de estradas
Medidas de Mitigação
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/745
Data do documento: 9-Dez-2020
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

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