Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/742
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: METODOLOGIAS DE ENSINO DO CORPO HUMANO PARA ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
metadata.dc.creator: QUEIROZ, THATIELE DE SOUSA
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, SUELINO SEVERINO
metadata.dc.description.resumo: Desde os primórdios de sua história o ser humano busca compreender sua natureza e o papel do corpo no meio em que vive. O estudo do corpo é essencial para o desenvolvimento da identidade pessoal, dos conceitos de higiene, saúde e bem estar. A disciplina responsável pelo estudo do corpo são as ciências no ensino fundamental e a Biologia no ensino médio. O ensino de ciências e Biologia é permeado por problemáticas que se estendem para o estudo do corpo: educação tradicional e engessada, deficiências na formação inicial e continuada de professores, dificuldade de implementar um ensino inclusivo e de relacionar os conteúdos a realidade e cotidiano do aluno não permitindo um estudo contextualizado e emancipador. São observadas deficiências na compreensão do corpo como uma estrutura complexa multidimensional e integrada, altamente organizada, onde cada célula, órgão e sistema são essenciais. Frente à estas problemáticas, o presente trabalho apresenta uma revisão narrativa sistematizada sobre o ensino do corpo humano, por uma perspectiva, histórica, de metodologias tradicionais, inovadoras, do uso de jogos e ferramentas pedagógicas e ainda abordando brevemente a questão inclusiva nas ciências. O objetivo do trabalho é produzir um documento científico importante sobre o ensino do corpo humano nos anos iniciais e ensino médio, identificando problemas e buscando na literatura soluções já apresentadas, fornecendo a comunidade científica uma contribuição didática eficiente e que seja utilizada como base para futuras pesquisas na área de ensino, tanto do corpo humano como das ciências de uma forma geral.
Abstract: From the beginnings of its history the human being seeks to understand its nature and the role of the body in the environment in which it lives. The study of the body is essential for the development of personal identity, concepts of hygiene, health and well-being. The discipline responsible for the study of the body are the sciences in elementary education and biology in high school. The teaching of science and biology is permeated by problems that extend to the study of the body: traditional and embedded education, deficiencies in the initial and continued formation of teachers, difficulty in implementing an inclusive teaching and of relating the contents to the daily reality of the student not allowing a contextualized and emancipatory study. Deficiencies in the understanding of the body are seen as a complex, multidimensional, integrated, highly organized structure where each cell, organ, and system are essential. Faced with these problems, the present work presents a systematized narrative review on the teaching of the body, through a historical perspective of traditional, innovative methodologies, the use of pedagogical games and tools, and briefly addressing the inclusive issue in the sciences. The objective of this work is to produce an important scientific document about the teaching of the body in the early and high school years, identifying problems and searching in the literature solutions already presented, providing the scientific community an efficient didactic contribution and that is used as a basis for future research in the teaching area of both the human body and the sciences in general.
Keywords: Anatomia
Educação
Pedagogia
Prática Pedagógica
Inclusão
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/742
Issue Date: 22-Nov-2019
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Thatiele de Sousa Queiroz.pdf1,42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.