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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ANÁLISE DAS PRÁTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR INSERIDAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CAMPUS CERES DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO
Autor(es): Silva, Simone de Souza
Primeiro Orientador: Oliveira, Renata Rolins da Silva
Primeiro Membro da Banca: Oliveira, Renata Rolins da Silva
Segundo Membro da Banca: Godoy, Heloisa Baleroni Rodrigues de
Terceiro Membro da Banca: Coelho, Marcelo de Sousa
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise das Práticas como Componente Curricular (PCC’s) inseridas no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano. A Prática como Componente Curricular, deve ser uma ação que produz algo no âmbito do ensino sendo a práxis, um trabalho consciente cujas diretrizes se nutrem do Parecer 9/2001, tendo que ocorrer como uma ferramenta flexível, que é um ponto de suporte no processo de formação docente, a fim de ser capaz dos inúmeros modos de ser da atividade acadêmico-científica. A escolha desse tema surgiu do interesse de certificar as reais contribuições das PCC’s na formação inicial de docentes em Biologia no Campus Ceres do IF Goiano. Sendo assim, buscou-se analisar se as PCC’s têm contribuído para com a formação do professor, e se são ministradas conforme os documentos oficiais, de maneira a possibilitar uma formação de qualidade, tendo em vista que recentemente as práticas deixaram de ser ministradas em disciplinas específicas (OPP’s), e passaram a ser inseridas em todas as disciplinas do curso. Para alcançar os objetivos foram adotados: a revisão bibliográfica, para fundamentar a discussão entorno da importância das Práticas como Componente Curricular na formação inicial de professores de Biologia; a pesquisa documental, para dar subsídios na identificação de pontos positivos e negativos na formação profissional e seu processo pedagógico; pesquisa de campo, tendo como instrumento o questionário, para a coleta de dados de alunos e egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Ceres. A partir disso, foi possível compreender o processo de implementação das PCC’s nos cursos de licenciatura, que surgiu diante a necessidade de articular as dimensões práticas e teóricas na formação do professor, para além do Estágio Curricular Supervisionado obrigatório, rompendo com uma formação dicotômica. Nesse sentido, é notório que a Prática como Componente Curricular contribui de maneira significativa para a formação do professor. Como observado, a formação de professores ainda não é a ideal, entretanto, percebe-se a evolução no contexto formativo com a inserção das PCC’s nas disciplinas específicas, ao proporcionar experiências de aplicação de conhecimentos ou de desenvolvimento de procedimentos próprios ao exercício da docência enquanto ainda está em formação. Com a pesquisa de campo foi possível observar que o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Ceres do IF Goiano, tem cumprido com o exposto no Projeto Pedagógico do Curso, apresentando ementas claras, ofertando a Prática como Componente Curricular durante todo o curso e colaborando com a formação da identidade do professor.
Abstract: This paper presents an analysis of the Practices as a Curriculum Component (PCC's) inserted in the Degree in Biological Sciences of Campus Ceres of the Federal Institute of Goiano. Practice as a Curriculum Component, must be an action that produces something in the field of teaching, being praxis, a conscious work whose guidelines are nourished by Opinion 9/2001, having to occur as a flexible tool, which is a support point in the process. of teacher education, in order to be able to countless ways of being of academic-scientific activity. The choice of this theme arose from the interest of certifying the actual contributions of the CCPs in the initial formation of Biology teachers at the Campus Ceres of IF Goiano. Thus, we sought to analyze whether the CCP's have contributed to teacher training, and whether they are taught according to official documents, in order to enable quality training, given that recently practices are no longer taught in subjects. OPP's, and are now included in all course subjects. To achieve the objectives were adopted: the literature review, to support the discussion around the importance of Practice as a Curriculum Component in the initial formation of Biology teachers; the documentary research, to give subsidies in the identification of positive and negative points in the professional formation and its pedagogical process; field research, using the questionnaire as a tool to collect data from students and graduates of the Degree in Biological Sciences of Campus Ceres. From this, it was possible to understand the process of implementation of CCPs in undergraduate courses, which arose from the need to articulate the practical and theoretical dimensions in teacher education, beyond the compulsory Supervised Internship, breaking with a dichotomous formation. In this sense, it is notorious that Practice as a Curriculum Component contributes significantly to teacher education. As observed, teacher education is not yet ideal, however, it is possible to notice the evolution in the formative context with the insertion of CCPs in specific disciplines, by providing experiences of applying knowledge or developing procedures specific to teaching as It is still in formation. With the field research it was possible to observe that the course of Biological Sciences of the Campus Ceres of IF Goiano, has complied with the exposed in the Pedagogical Project of the Course, presenting clear menus, offering the Practice like Curricular Component throughout the course and collaborating. with the formation of the teacher's identity.
Palavras-chave: Formação inicial de professores
Biologia
Prática de ensino
Biology
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Citação: SILVA, S. S. Análise das Práticas como Componente Curricular inseridas no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano. 2019. (Trabalho de conclusão de curso em Ciências Biológicas). Instituto Federal Goiano, Campus Ceres, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/738
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

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