Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/727
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: IMPACTOS E AMEAÇAS À BIODIVERSIDADE: A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO IF GOIANO - CAMPUS CERES
Autor(es): Dias, Regina
Primeiro Orientador: Cunha, Waldeliza
Primeiro Membro da Banca: Cunha, Waldeliza
Segundo Membro da Banca: Rosa, Glacie
Terceiro Membro da Banca: Santos, Hevellynn
Resumo: Biodiversidade é a variabilidade de organismos vivos atuais ou extintos de todas as origens. O Brasil é o país mais rico em biodiversidade de espécies e ecossistemas, possuindo de 15% a 20% da biodiversidade do planeta. Contudo, a biodiversidade torna-se cada vez mais ameaçada devido a uma série de fatores naturais e artificiais. Os fatores artificiais são resultantes da crescente população humana, que pode causar um desequilíbrio natural do ecossistema. A exploração de espécies vegetais e animais, a caça e pesca predatória, o tráfico de fauna e flora silvestre, a ampliação desordenada de áreas agropecuárias, a introdução de espécies inovadoras e exóticas, a industrialização, a urbanização e o crescimento da raça humana são os principais fatores que ameaçam a biodiversidade. A educação ambiental é utilizada como instrumento fundamental para a conservação da biodiversidade, por meio do estabelecimento de processos coletivos, formação de valores sensíveis à diversidade, complexidade e à solidariedade dos seres humanos uns com os outros e com a natureza. Sabendo disso, objetivo desse trabalho foi diagnosticar as principais ameaças a biodiversidade na região na percepção do dos alunos do IF Goiano Campus Ceres a fim de propor algumas ações práticas de Educação Ambiental que sejam mais eficazes nas regiões de abrangência dos alunos do IF Goiano. O estudo realizado no IF Goiano Campus Ceres contou com a participação de 98 voluntários, dos diversos cursos da mesma instituição. Utilizou a plataforma Google Forms, ferramenta do Google Drive, para confecção do questionário. O mesmo foi divulgado via e-mail e ficou aberto para participação durante o período de 01 a 20 de outubro de 2019. A maioria dos voluntários possuía alguma relação com a Zona Rural e reconheciam a importância da biodiversidade e como benfeitorias poderiam afetá-la (ferrovias, usinas, mineradoras, etc), desencadeando um desequilíbrio na biodiversidade. Além disso, muitos estudantes relataram consumir carne de caça, sem saber realmente o quanto isso contribui para a defaunação.
Abstract: Biodiversity is the variability of current or extinct living organisms from all sources. Brazil is the richest country in species and ecosystem biodiversity, with 15% to 20% of the planet's biodiversity. However, biodiversity is becoming increasingly threatened due to a number of natural and artificial factors. Artificial factors are the result of the growing human population, which can cause a natural imbalance of the ecosystem. Exploitation of plant and animal species, hunting and predatory fishing, trafficking in wild fauna and flora, disorderly expansion of agricultural and livestock areas, introduction of innovative and exotic species, industrialization, urbanization and the growth of the human race. key factors threatening biodiversity. Environmental education is used as a fundamental instrument for the conservation of biodiversity through the establishment of collective processes, the formation of values sensitive to the diversity, complexity and solidarity of human beings with each other and with nature. Knowing this, the objective of this work was to diagnose the main threats to biodiversity in the region in the perception of students of IF Goiano Campus Ceres in order to propose some practical actions of Environmental Education that are more effective in the regions covered by students of IF Goiano. The study conducted at IF Goiano Campus Ceres was attended by 98 volunteers from the various courses of the same institution. Used the Google Forms platform, Google Drive tool, to make the questionnaire. It was released via e-mail and was open for participation from October 1 to 20, 2019. Most of the volunteers had some relationship with the Rural Zone and recognized the importance of biodiversity and how improvements could affect it ( railways, power plants, mining companies, etc.), triggering an imbalance in biodiversity. In addition, many students reported consuming game meat, not really knowing how much it contributes to defaunation.
Palavras-chave: Ações Antrópicas. Diversidade Biológica. Educação Ambiental. Meio Ambiente.
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/727
Data do documento: 22-Nov-2019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc_Regina Dias.pdf907,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.