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Tipo: Tese
Título: AS POLÍTICAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO E O TRABALHO DOCENTE: LIMITES, POSSIBILIDADES E CONTRADIÇÕES
Título(s) alternativo(s): Curriculum policies of vocational secondary education and teaching: limits, possibilities and contradictions
Autor(es): Soares Júnior, Néri Emílio
Primeiro Orientador: Borges, Lívia Freitas Fonseca
Resumo: Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB).Esta pesquisa vincula-se à linha de pesquisa Formação Docente, Currículo e Avaliação da Universidade de Brasília e integra o grupo de pesquisa Currículo: concepções teóricas e práticas educativas, coordenado pela Professora Doutora Lívia F. F. Borges, orientadora deste trabalho. O objetivo desta tese é analisar os limites, as possibilidades e as contradições no processo de implantação das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Parecer CNE/CEB n. 11/2012 e Resolução CNE/CEB n. 06/2012), em uma Instituição de educação profissional no Estado de Goiás. Foi realizada uma pesquisa do tipo estudo de caso, cujos procedimentos de levantamento de dados foram: análise documental, observação, entrevista semiestruturada e instrução ao sósia. Os documentos analisados foram referentes às políticas curriculares e aos níveis de decisão curricular: a) as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível médio e para o ensino médio e demais documentos oficiais, b) os documentos referentes ao currículo modelado pela instituição: o Projeto Pedagógico Institucional e demais documentos relacionados aos cursos técnicos. Os sujeitos da pesquisa foram gestores e professores. Os eixos teóricos da pesquisa são, a saber, as políticas curriculares de educação profissional e o trabalho docente. O currículo é compreendido como um artefato determinado historicamente que em diferentes contextos sociais, culturais e teorias curriculares, recebe diferentes significados. A análise do trabalho docente foi realizada pelo ponto de vista da atividade utilizando as abordagens da ergonomia e ergologia. Fatores como a dimensão pessoal e o caráter socioeconômico do trabalho, a organização do trabalho pedagógico; os estudantes, o campo disciplinar e a área de atuação, a experiência profissional e a produção de saberes, as políticas educacionais e curriculares, a atividade de trabalho, os saberes e os valores dos professores, influenciam no desenvolvimento do trabalho dos professores. No entanto, as políticas curriculares não influenciam diretamente no trabalho docente, pois os professores tendem a utilizar os referenciais pedagógicos, livros didáticos, avaliações de larga escala como instrumentos em seu trabalho. As possibilidades do processo de implantação das diretrizes estão relacionadas com as ações propostas pela gestão da Instituição Formadora, os limites estão no fato que essas ações têm apresentado pouco efeito nas práticas curriculares dos professores e as contradições recaem sobre a ênfase do desenvolvimento dessas políticas na instituição, que são encaminhadas com objetivos de resolver problemas pragmáticos relacionados à operacionalização do currículo prescrito e por não considerar a complexidade do trabalho docente.
Abstract: Cette recherche s’inscrit dans le domaine de la formation des enseignants, des programmes d’études et des évaluations à l’Université de Brasília. Cette recherche est liée à la ligne de recherche Formation des Enseignants, Curriculum et Evaluation de l’Université de Brasilia et fait parte du golpe de recherche Curriculum: conceptions théoriques et pratiques éduatives, guidée par la Professeure Livia F. F. Borges - mentor de ce travail. Le but de la thèse est d’analyser les limites, les possibilités et les contradictions dans le processus d’implémentation des orientations en cours du Programme National de formation éducationnelle, professionnelle et technique- niveau secondaire (avis CNE/CEB n. 11/12 et la résolution CNE/CEB n. 06/12) dans un établissement d'enseignement professionnel de l'État de Goiás. Une étude de cas a été réalisée au cours des années 2017 et 2018, dont les procédures de collecte de données ont été les suivantes: l’analyse documentaire, l’observation, l’entretien semi-structuré et l’instruction au sosie. Les documents analysés ont été reliés aux politiques et aux niveaux de décisions du programme: a) Les lignes directrices nationales actuelles du cursus de formation professionnelle et technique -niveau secondaire-, aussi bien que les autres documents officiels; b) Le dossier concernant le programme décrit par l’Institution: le Projet Pédagogique Institutionnel, ainsi que les autres documents liés aux cours techniques. Les sujets d’investigation ont été des administrateurs et des professeurs. Les axes théoriques de la recherche sont, à savoir, les politiques curriculaires de la formation professionnelle et le travail d’enseignement. Le curriculum est compris comme un artefact historiquement déterminé qui implique de différentes significations selon le contexte social, culturel et les théories curriculaires. L'analyse du travail pédagogique a été réalisée du point de vue de l'activité en utilisant les approches de l'ergonomie et de l'ergologie. Des facteurs tels que la dimension personnelle et le caractère socio-économique du travail, l'organisation du travail pédagogique; étudiants, le domaine disciplinaire et le domaine d'activité, l'expérience professionnel et la production de connaissances, les politiques d'éducation et de curriculum, l'activité de travail, les connaissances et les valeurs des enseignants, influencent le développement du travail des enseignants. Cependant, les politiques curriculaires n'agissent pas directement sur le travail des enseignants, car les enseignants ont tendance à utiliser des références pédagogiques, des manuels et des évaluations à grande échelle comme instruments de travail. Les faisabilités du processus d’implémentation des lignes directrices ont été basées sur les différentes actions proposées, mais l’effet peu expressif de ces actions sur les pratiques curriculaires des enseignants demeure comme limitation. Les contradictions se révèlent dans l’importance donnée au développement de ces politiques dans l’Institution qui sont conduites vers le but de résoudre les problèmes pragmatiques, à son tour, liés à l'opérationnalisation du programme d'études prescrit et, aussi, dans le fait de ne point prendre en compte la complexité du travail d’enseignement.
Palavras-chave: Educação profissional técnica de nível médio
Diretrizes curriculares
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio
Docentes
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituição extra IF Goiano
Sigla da Instituição: Instituição extra IF Goiano
Campus: Instituição externa ao IF Goiano (especificar no Resumo/abstract)
Programa/Curso: Instituição externa (descrever o nome da instituição no resumo/abstract)
Citação: SOARES JÚNIOR, Néri Emílio. As políticas curriculares da educação profissional de nível médio e o trabalho docente: limites, possibilidades e contradições. 2018. 305 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34642
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/726
Data do documento: 29-Out-2018
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