Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/686
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS CERES
Autor(es): Martins, Ana Claudia
Primeiro Orientador: Cardoso, João Eratostenes Doulgras
Primeiro Membro da Banca: Tadokoro, Ricardo Takayuki
Segundo Membro da Banca: Guimarães, Luanna Elis
Resumo: As metodologias ativas são um conjunto de métodos de ensino que promovem a autonomia discente, buscando sua independência e criticidade. Diante disso, é necessário que haja uma reflexão e discussão em torno da importância do uso de tais métodos. Essa pesquisa teve por objetivo compreender as dificuldades de aplicação e assimilação das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Trata-se de uma pesquisa de campo, juntamente com a pesquisa bibliográfica, exploratória-descritiva com uma abordagem mista. O trabalho foi realizado no Campus Ceres do Instituto Federal Goiano, com 41 estudantes regularmente matrículas no 6º e 8º período, e 7 docentes que compõe o quadro docente do curso. Foi aplicado questionários distintos para docentes e discentes, afim de averiguar como as metodologias são, e se são utilizadas no curso. Foi possível identificar que grande parte dos estudantes não sabem o que são metodologias ativas, os mesmos consideram sua formação metodológica regular, afirmando que fica a desejar. Quanto aos professores, todos afirmaram que ao levarem métodos diversificados para as aulas, os estudantes respondem de forma positiva, porém, identificamos que isso ocorre sem muita frequência. Concluímos, de modo geral, que apesar de ser um curso de licenciatura os estudantes possuem uma carência metodológica, e os professores, ainda carece de uma formação continuada, visto que muitos ainda possuem dificuldade com outras metodologias além das tradicionais.
Abstract: Active methodologies are a set of teaching methods that promote student autonomy, seeking their independence and criticality. Given this, there is a need for reflection and discussion about the importance of using such methods. This research aimed to understand the difficulties of application and assimilation of active methodologies in the teaching-learning process of the Degree in Biological Sciences. This is a field research, along with bibliographic, exploratory-descriptive research with a mixed approach. The work was carried out at Campus Ceres of the Federal Institute of Goiano, with 41 students regularly enrolled in the 6th and 8th period, and 7 professors that make up the teaching staff of the course. Different questionnaires were applied to teachers and students, in order to find out how the methodologies are, and if they are used in the course. It was possible to identify that most of the students do not know what are active methodologies, they consider their regular methodological formation, stating that it is to be desired. As for teachers, all stated that by taking diverse methods to class, students respond positively, but we identified that this occurs very often. We conclude, in general, that despite being a degree course students have a methodological shortage, and teachers still lack a continuing education, since many still have difficulty with methodologies other than the traditional ones.
Palavras-chave: Métodos de Ensino
Formação de Professores
Métodos Ativos
Ensino Autônomo
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/686
Data do documento: 14-Nov-2019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Ana Claudia Martins.pdftcc_AnaClaudia1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.