Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6065
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Frankcione Borges de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9736599884667481pt_BR
dc.contributor.referee1Souza Junior, Calixto-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Emival da Cunha-
dc.creatorCarvalho, Lucas Neves-
dc.date.accessioned2025-12-18T20:13:46Z-
dc.date.available2025-12-
dc.date.available2025-12-18T20:13:46Z-
dc.date.issued2025-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6065-
dc.description.abstractThe inclusion of people with disabilities in Brazil shows significant normative progress, but remains marked by a significant gap between legislation and its effective implementation. This work aims to analyze, based on an account of experience, the limits and contradictions of educational and professional inclusion experienced by a student with a visual impairment in the Bachelor's degree in Administration. The study is based on legal frameworks such as the 1988 Federal Constitution, the Law of Guidelines and Bases of National Education (Law No. 9,394/1996), the Brazilian Inclusion Law (Law No. 13,146/2015), and Decree No. 7,611/2011, which regulates Specialized Educational Assistance (AEE), essential for guaranteeing pedagogical resources and accessibility in the teaching-learning process. The methodology adopted consists of a personal account of experience, articulated with bibliographic research and the analysis of legal provisions. The results and discussions show that, although access to higher education has been expanded, gaps persist in teacher training to deal with differences and singularities, as well as the absence of pedagogical dialogue on strategies appropriate to the learning of students with visual impairments. Within the scope of the work, the Quota Law (Law No. 8.213/1991) is discussed, which obliges companies with 100 or more employees to reserve 2% to 5% of their vacancies for people with disabilities, highlighting its practical limitations, such as merely formal hiring and the absence of organizational adaptations. In the final considerations, it is concluded that the Brazilian scenario is still characterized by a "romantic inclusion," in which there is robust legislation, but low practical effectiveness. The study points to the need for cultural change, institutional strengthening, and ethical and committed professional action, especially in the field of Administration, so that inclusion ceases to be the exception and becomes the rule.pt_BR
dc.description.resumoA inclusão das pessoas com deficiência no Brasil apresenta avanços normativos relevantes, porém permanece marcada por uma distância significativa entre a legislação e sua efetiva implementação. Este trabalho tem como objetivo geral analisar, a partir de um relato de experiência, os limites e contradições da inclusão educacional e profissional vivenciada por um discente com deficiência visual no curso de Bacharelado em Administração. O estudo fundamenta-se em marcos legais como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e o Decreto nº 7.611/2011, que regulamenta o Atendimento Educacional Especializado (AEE), essencial para a garantia de recursos pedagógicos e acessibilidade no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia adotada consiste em relato pessoal de experiência, articulado à pesquisa bibliográfica e à análise de dispositivos legais. Os resultados e discussões evidenciam que, embora o acesso ao ensino superior tenha sido ampliado, persistem lacunas na formação docente para lidar com as diferenças e singularidades, bem como a ausência de diálogo pedagógico sobre estratégias adequadas à aprendizagem do estudante com deficiência visual. No âmbito do trabalho, discute-se a Lei de Cotas (Lei nº 8.213/1991), que obriga empresas com 100 ou mais empregados a reservarem de 2% a 5% de suas vagas para pessoas com deficiência, destacando-se seus limites práticos, como contratações meramente formais e ausência de adaptações organizacionais. Nas considerações finais, conclui-se que o cenário brasileiro ainda se caracteriza por uma “inclusão romântica”, na qual há legislação robusta, mas baixa efetividade prática. O estudo aponta a necessidade de mudança cultural, fortalecimento institucional e atuação profissional ética e comprometida, especialmente no campo da Administração, para que a inclusão deixe de ser exceção e se consolide como regra.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lucas Neves Carvalho (2022102202930449@ifgoiano.edu.br) on 2025-12-18T16:35:39Z No. of bitstreams: 1 Relato de Experiência - Lucas.pdf: 965800 bytes, checksum: 4682d415241225af51a211073a739def (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-12-18T20:13:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Relato de Experiência - Lucas.pdf: 965800 bytes, checksum: 4682d415241225af51a211073a739def (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-18T20:13:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Relato de Experiência - Lucas.pdf: 965800 bytes, checksum: 4682d415241225af51a211073a739def (MD5) Previous issue date: 2025-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão; Deficiência visual; Ensino superior; Lei de Cotas; Acessibilidade.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleA (IN)ACESSIBILIDADE EM PRÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relato de Experiência - Lucas.pdf943,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.