Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6063
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Kenia Santos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9803587001874547pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ribeiro, Fabiola Gonçalves Coelho-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8931970291174957pt_BR
dc.contributor.referee1França, Vanessa-
dc.contributor.referee2Dias, Marco Antonio Arms-
dc.creatorAzevedo, Andre Luiz Silva-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6498738458645254pt_BR
dc.date.accessioned2025-12-18T13:38:35Z-
dc.date.available2025-12-17-
dc.date.available2025-12-18T13:38:35Z-
dc.date.issued2025-11-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6063-
dc.description.abstractThis article analyzes the factors that influence dropout, retention, and academic success in undergraduate Information Technology programs, focusing on the Information Systems program at the Federal Institute of Goiano – Catalão Campus. The study, theoretical and qualitative in nature, is based on a literature review and institutional data, seeking to understand the causes of dropout and propose strategies for its reduction. The main factors identified include the difficulty of balancing study and work, the high workload, and the predominance of highly theoretical teaching methods. In this context, the use of active methodologies, such as Maker Culture, Educational Robotics, and the Do It Yourself (DIY) movement, proves effective in increasing student engagement and motivation. Therefore, it is possible to highlight that the above-mentioned practices can strengthen student retention and academic achievement.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo analisa os fatores que influenciam a evasão, a permanência e o êxito nos cursos de graduação em Tecnologia da Informação, com foco no curso de Sistemas de Informação do Instituto Federal Goiano – Campus Catalão. De natureza teórica e qualitativa, o estudo baseia-se em revisão bibliográfica e na análise de dados institucionais, buscando compreender as causas da evasão e propor estratégias para sua redução. Observa-se que as principais causas estão relacionadas à dificuldade de conciliar estudo e trabalho, à carga horária elevada e ao predomínio de métodos de ensino excessivamente teóricos. Nesse contexto, o uso de metodologias ativas, como a Cultura Maker, a Robótica Educacional e o movimento Faça Você Mesmo (Do It Yourself – DIY), mostra-se eficiente para aumentar o engajamento e a motivação discente. Conclui-se que práticas pedagógicas inovadoras podem fortalecer a permanência e o êxito estudantil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Luiz Silva Azevedo (andre.azevedo@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-12-18T00:03:38Z No. of bitstreams: 3 ficha-catalográfica (1).pdf: 83167 bytes, checksum: 16d766b9d72b2c2b8d852f998f802a41 (MD5) Documento.pdf: 58285 bytes, checksum: 72e84b0acfe812bbb5f78ee2bad1e528 (MD5) TCC ANDRE AZEVEDO [12].pdf: 850320 bytes, checksum: 31c69166305eccb90bff74f72ea1b28c (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado ANDRÉ LUIZ SILVA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:  -- Falta o TCAE no modelo disponibilizado pelo RIIF e tem que estar assinado pelo orientador (https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf); O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovaçãocontendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem:  1º Capa;  2º Folha de rosto;  3º  TCAE;  4º  Ata de defesa;  5º  Trabalho defendido.  Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2025-12-18T01:11:09Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by André Luiz Silva Azevedo (andre.azevedo@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-12-18T02:04:52Z No. of bitstreams: 1 tcc submissao andre azevedo.pdf: 1176229 bytes, checksum: 32332e66e93cc49411e6f7ff728d8c3c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-12-18T13:38:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc submissao andre azevedo.pdf: 1176229 bytes, checksum: 32332e66e93cc49411e6f7ff728d8c3c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-18T13:38:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc submissao andre azevedo.pdf: 1176229 bytes, checksum: 32332e66e93cc49411e6f7ff728d8c3c (MD5) Previous issue date: 2025-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Catalãopt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasão acadêmicapt_BR
dc.subjectMetodologias inovadoraspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.titleO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE TIC COMO ESTRATÉGIA PARA REDUZIR A EVASÃO E PROMOVER A PERMANÊNCIA E ÊXITO: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO IF GOIANO - CAMPUS CATALÃOpt_BR
dc.title.alternativeThe Use of Active Learning Methodologies in ICT Programs as a Strategy to Reduce Dropout Rates and Promote Retention and Success: A Case Study of the Information Systems Program at IF Goiano – Catalão Campuspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc submissao andre azevedo.pdfTCC ANDRE AZEVEDO1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.