Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6053
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: VIVÊNCIAS NO ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Autor(es): Martins, Gesley Rezende
Primeiro Orientador: Paniago, Rosenilde Nogueira
Primeiro Coorientador: Martins, Vanéria Paula Sousa
Primeiro Membro da Banca: Nunes, Patrícia Gouvêa
Segundo Membro da Banca: Vasconcelos, Jaqueline Martins
Resumo: Este é um relato de experiência que apresenta as vivências de aprendizagem docente em uma das etapas do estágio curricular supervisionado (ECS), no ensino de alfabetização científica, que foi realizado nas séries finais do ensino fundamental II em uma escola pública de Rio Verde, Goiás. O objetivo foi analisar o desenvolvimento do projeto “Abelhas-jataí e Morangos na Alfabetização Científica” que objetivou integrar práticas de investigação, metodologias ativas e interdisciplinaridade para possibilitar o pensamento crítico e o domínio da linguagem científica entre os alunos. A fundamentação teórica aborda os conceitos de alfabetização científica e letramento, o que destaca a relevância da contextualização e da formação docente. A metodologia envolveu a observação de forma participativa com registro em diário de campo e, a análise da documentação da instituição escolar, entrevista com professores e registro das atividades dos alunos. Os resultados demonstram avanços na compreensão dos conteúdos científicos propostos, bem como um maior interesse dos estudantes e um resultado positivo das práticas adotadas, principalmente para a feira de ciências. Este relato de experiencia evidencia a importância da alfabetização científica para a formação de cidadãos e indica desafios para o ensino de ciências na educação básica e especialmente, estas atividades contribuem de forma efetiva para a aprendizagem docente de professores em formação.
Abstract: This experience report presents the teaching-learning processes developed during a stage of the Supervised Curricular Internship (ECS), focused on scientific literacy, conducted in the final years of elementary school at a public school in Rio Verde, Goiás. The project “Jataí Bees and Strawberries in Scientific Literacy” aimed to integrate investigative practices, active methodologies, and interdisciplinarity to foster students’ critical thinking and mastery of scientific language. The theoretical framework addresses the concepts of scientific literacy and literacy, emphasizing the importance of contextualization and teacher education. The methodology involved participatory observation with field diary records, analysis of institutional documentation, interviews with teachers, and records of students’ activities. The results showed advances in the understanding of scientific content, increased student engagement, and positive outcomes from the applied practices, especially regarding the science fair. This experience highlights the significance of scientific literacy in forming critical citizens and underscores the challenges of teaching science in basic education, while demonstrating how such activities effectively contribute to the professional learning of pre-service teachers.
Palavras-chave: Alfabetização científica
Ensino fundamental
Estágio curricular supervisionado
Metodologias ativas
Relato de experiência
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6053
Data do documento: 10-Nov-2025
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Gesley Rezende Martins.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.