Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6053
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paniago, Rosenilde Nogueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8530013371818091pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Martins, Vanéria Paula Sousa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3641140130322008pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Patrícia Gouvêa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3417906132084628pt_BR
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Jaqueline Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0634221656048326pt_BR
dc.creatorMartins, Gesley Rezende-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7166781020792000pt_BR
dc.date.accessioned2025-12-16T23:17:07Z-
dc.date.available2025-12-16T23:17:07Z-
dc.date.issued2025-11-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6053-
dc.description.abstractThis experience report presents the teaching-learning processes developed during a stage of the Supervised Curricular Internship (ECS), focused on scientific literacy, conducted in the final years of elementary school at a public school in Rio Verde, Goiás. The project “Jataí Bees and Strawberries in Scientific Literacy” aimed to integrate investigative practices, active methodologies, and interdisciplinarity to foster students’ critical thinking and mastery of scientific language. The theoretical framework addresses the concepts of scientific literacy and literacy, emphasizing the importance of contextualization and teacher education. The methodology involved participatory observation with field diary records, analysis of institutional documentation, interviews with teachers, and records of students’ activities. The results showed advances in the understanding of scientific content, increased student engagement, and positive outcomes from the applied practices, especially regarding the science fair. This experience highlights the significance of scientific literacy in forming critical citizens and underscores the challenges of teaching science in basic education, while demonstrating how such activities effectively contribute to the professional learning of pre-service teachers.pt_BR
dc.description.resumoEste é um relato de experiência que apresenta as vivências de aprendizagem docente em uma das etapas do estágio curricular supervisionado (ECS), no ensino de alfabetização científica, que foi realizado nas séries finais do ensino fundamental II em uma escola pública de Rio Verde, Goiás. O objetivo foi analisar o desenvolvimento do projeto “Abelhas-jataí e Morangos na Alfabetização Científica” que objetivou integrar práticas de investigação, metodologias ativas e interdisciplinaridade para possibilitar o pensamento crítico e o domínio da linguagem científica entre os alunos. A fundamentação teórica aborda os conceitos de alfabetização científica e letramento, o que destaca a relevância da contextualização e da formação docente. A metodologia envolveu a observação de forma participativa com registro em diário de campo e, a análise da documentação da instituição escolar, entrevista com professores e registro das atividades dos alunos. Os resultados demonstram avanços na compreensão dos conteúdos científicos propostos, bem como um maior interesse dos estudantes e um resultado positivo das práticas adotadas, principalmente para a feira de ciências. Este relato de experiencia evidencia a importância da alfabetização científica para a formação de cidadãos e indica desafios para o ensino de ciências na educação básica e especialmente, estas atividades contribuem de forma efetiva para a aprendizagem docente de professores em formação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gesley Rezende Martins (gesley.rezende@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-12-12T01:03:58Z No. of bitstreams: 1 TCC_Gesley Rezende Martins.pdf: 364576 bytes, checksum: 302d1007a5a6c86f80f22c4fe350fd3d (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado GESLEY, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:  -- Falta o TCAE no modelo disponibilizado pelo RIIF e tem que estar assinado pelo orientador (https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf);- Falta ficha catalográfica (tutorial para emissão da ficha: https://suap.ifgoiano.edu.br/documento_eletronico/visualizar_documento_digitalizado/700408/)-- Falta folha de aprovação assinada pela banca;--  O arquivo tem que estar em arquivo único e em formato .pdf. O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovaçãocontendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem:  1º Capa;  2º Folha de rosto;  3º  TCAE;  4º  Ata de defesa;  5º  Trabalho defendido.  Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2025-12-12T21:39:43Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Gesley Rezende Martins (gesley.rezende@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-12-16T22:31:50Z No. of bitstreams: 1 TCC_Gesley Rezende Martins.pdf: 1367621 bytes, checksum: d1b5825936e2d9be6fccf7c872a48e15 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-12-16T23:17:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Gesley Rezende Martins.pdf: 1367621 bytes, checksum: d1b5825936e2d9be6fccf7c872a48e15 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-16T23:17:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Gesley Rezende Martins.pdf: 1367621 bytes, checksum: d1b5825936e2d9be6fccf7c872a48e15 (MD5) Previous issue date: 2025-11-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEstágio curricular supervisionadopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleVIVÊNCIAS NO ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Gesley Rezende Martins.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.