Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6045| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO COOPERATIVA PARA JOVENS: ANÁLISE DO PROGRAMA EDUCACIONAL DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO |
| Autor(es): | Correia, Beatriz da Costa; França, Izabella Monteiro |
| Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar como o programa “A União Faz a Vida”, promovido pela instituição financeira Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), contribui para a formação de atitudes cooperativas e cidadãs entre crianças e adolescentes no ambiente escolar. A pesquisa é de natureza qualitativa e bibliográfica, tendo como base a análise de artigos publicados entre 2001 e 2024, além de documentos institucionais sobre o tema. O estudo buscou examinar diferentes perspectivas teóricas acerca do cooperativismo, da educação cooperativa e da formação cidadã, com destaque para os trabalhos de Frantz (2001), Boessio (2013), Almeida e Büttenbender (2018), Souza e Gonçalves (2018), Silva e Oliveira (2021), Calixto e Francisco (2023), Mirandola e Fürkotter (2023) e Abreu et al. (2024). A partir dessa análise, observou-se que programas educacionais fundamentados em valores cooperativistas favorecem o desenvolvimento integral dos estudantes, fortalecem as relações sociais e contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, participativa e solidária. |
| Abstract: | This article aims to analyze how the “A União Faz a Vida” program, promoted by the cooperative financial institution Sicredi, contributes to the formation of cooperative and civic attitudes among children and adolescents in the school environment. The research is qualitative and bibliographic in nature, based on the analysis of articles published between 2001 and 2024, in addition to institutional documents on the topic. The study sought to examine different theoretical perspectives on cooperativism, cooperative education and citizenship training, with emphasis on the works of Frantz (2001), Boessio (2013), Almeida and Büttenbender (2018), Souza and Gonçalves (2018), Silva and Oliveira (2021), Calixto and Francisco (2023), Mirandola and Fürkotter (2023) and Abreu et al. al. (2024). From this analysis, it was observed that educational programs based on cooperative values favor the integral development of students, strengthen social relationships and contribute to the construction of a more fair, participatory and supportive society. |
| Palavras-chave: | Educação cooperativa. Cooperação. Cidadania. Programa A União Faz a Vida. |
| Área do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| Idioma: | por |
| Pais: | Brasil |
| Editor: | Instituto Federal Goiano |
| Sigla da Instituição: | IF Goiano |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6045 |
| Data do documento: | 15-Dez-2025 |
| Aparece nas coleções: | Bacharelado em Administração |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC IZABELLA-.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.